![](https://ik.imagekit.io/osaopaulo/wp-content/uploads/2023/10/11-Regiao-Ipiranga-Sao-Francisco-David-de-Magalhaes-Marcondes1-683x1024.jpg)
A Paróquia São Francisco de Assis, na Vila Clementino, comemorou com fervor seu padroeiro, marcando os 800 anos da Regra Bulada, uma composição venerável criada pelo próprio Santo e aprovada pelo Papa Honório III, bem como os 800 anos do primeiro presépio de Natal, idealizado por São Francisco.
As celebrações franciscanas começaram com o tríduo, entre 30 de setembro e 2 de outubro, culminando com a celebração do Trânsito de São Francisco, no dia 3.
No dia 4, data da memória litúrgica do padroeiro, foram realizadas diversas missas ao longo do dia, sendo que durante todo o período de festividades os frades franciscanos abençoaram os animais, e os fiéis puderam adquirir o bolo de São Francisco.
Na missa de encerramento, o Frei Valdecir Schwambac (foto), Pároco, exortou os fiéis a seguirem os ensinamentos de São Francisco, cultivando a mansidão e a humildade de coração, e demonstrando amor por toda a criação de Deus.
A comunidade religiosa uniu-se em reverência e gratidão ao Santo, destacando o profundo significado espiritual desses marcos históricos e a mensagem de compaixão e amor à natureza que São Francisco de Assis deixou como legado.
Por David de Magalhães Marcondes
Colaboração especial para a Região Episcopal Ipiranga