‘Sejam sinal de esperança’, exorta Dom Odilo a jovens peregrinos na Região Lapa

POR BENIGNO NAVEIRA
Colaborador de comunicação da Região Lapa

Osvaldo Reis

Na manhã do domingo, 6, jovens das paróquias dos três decanatos da Região Lapa peregrinaram à igreja matriz da Pa­róquia Nossa Senhora de Fátima, na Vila Leopoldina, Decanato São Simão, por ocasião do Jubileu 2025.

A atividade começou na parte externa desta que é uma das igrejas de peregrina­ção da Arquidiocese neste Ano Jubilar, com o Cardeal Odilo Pedro Scherer con­vidando os jovens a contemplar a cruz e a lamparina do Jubileu, a fim de renovar a esperança em Cristo. Em seguida, to­dos passaram pela cruz que estava na porta de entrada da igreja e adentraram ao templo para participar da missa pre­sidida pelo Arcebispo Metropolitano, tendo como concelebrantes os Padres Pedro Augusto Ciola de Almeida, Páro­co, Fernando Gross, Vigário Paroquial, e Orisvaldo da Silva Carvalho, Pároco da Paróquia Cristo Rei, Decanato São Tito.

Na homilia, Dom Odilo saudou os jovens peregrinos e recordou que o Ju­bileu, que ocorre regularmente a cada 25 anos, é ocasião para que todos na Igreja reflitam sobre quem é Jesus Cristo para a própria experiência de fé e para a reno­vação da vida cristã. Ao recordar o tema escolhido pelo Papa Francisco para este Ano Jubilar – “Peregrinos de Esperança” – Dom Odilo enfatizou: “Nós, cristãos, temos a grande esperança que recebe­mos de Deus para viver e testemunhar ao mundo, ajudando-o a reencontrar a esperança, não apenas a esperança hu­mana, mas aquela que pode preencher o nosso coração, pois vem daquele que diz ‘Eu sou a verdade’. Deus é verdade, a Palavra de Deus é verdade, Jesus Cristo é verdade”.

O Arcebispo também lembrou aos jovens que eles são chamados a ser si­nal de esperança ao mundo, por meio de ações concretas e de apoio às boas causas, “a tudo aquilo que edifica no bem, a tudo o que edifica na caridade, na paz, na justiça; aderir a todo o pro­jeto bom, para sermos construtores de esperança, testemunhas de espe­rança, nós que somos peregrinos de esperança, animados justamente por esta força que nos faz caminhar, sem desanimar”.

Após a homilia, alguns jovens e os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão acenderam velas na lampari­na do Jubileu e repartiram a chama viva da esperança com toda a assembleia de fiéis, que, posteriormente, realizou a re­novação das promessas batismais, como parte do rito de peregrinação neste Ano Jubilar. Na sequência, Dom Odilo asper­giu os fiéis.

Ao final da celebração, Padre Pedro Augusto agradeceu ao Cardeal Scherer, aos padres, aos jovens e a toda a comuni­dade pela participação na peregrinação regional da juventude.

Deixe um comentário