Concluída a semana de convívio e formação dos seminaristas da Arquidiocese

Arquivo pessoal

Terminou na sexta-feira, 7, a semana de convívio e formação dos seminaristas das eta­pas do Discipulado (Filosofia) e Configuração (Teologia) da Arquidiocese de São Paulo, realizado em Itanhaém (SP). O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, participou de parte da atividade, iniciada no dia 3, dialogando com os seminaristas sobre questões diversas, entre as quais a atenção que os ministros ordenados devem ter em comunicar bem o Evangelho.

Nos demais dias de convívio, o Padre Sidney Fernandes, Vice-reitor do Seminário de Te­ologia Bom Pastor, falou sobre a reforma litúrgica do Concílio Vaticano II e os elementos da celebração eucarística, incluindo aspectos de homilética.

Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese e Referencial para o Seminário Arquidiocesano, comen­tou sobre o Diretório da Formação dos Seminaristas da Arquidiocese, transcorrendo pelo processo pedagógico da formação; falou ainda sobre a identidade e caridade presbiteral. “O Padre deve ser verdadeiramente o discípulo de Jesus”, afirmou o Prelado.

Apresentando um panorama geral dos 280 anos da Diocese/Arquidiocese de São Paulo e os 70 anos da Catedral da Sé, o Padre Hernane Santos Módena, Diretor-geral do Arquivo Metropolitano Dom Duarte Leopoldo e Silva, destacou os aspectos histórico da caminhada do povo de Deus na cidade.

Também esteve presente no encontro o Padre Roberto Carlos Queiroz Moura, Coordenador Arquidiocesano de Pastoral, que discorreu sobre a dinâmica pós-sinodal da Arquidiocese de São Paulo e o Plano Emergencial de Pastoral da Arquidiocese.

(Colaborou: Diácono Seminarista Dêvisson Luan Oliveira Dias)

Deixe um comentário