
Entre os dias 4 e 6, realizou-se a Semana de Liturgia, simultaneamente nos três decanatos, com a presença dos agentes das paróquias da Região Lapa.
No Decanato São Simão, a atividade ocorreu na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Vila Hamburguesa; no Decanato São Tito, os participantes se reuniram na Paróquia São João Batista, na Vila Mangalot; e no Decanato São Bartolomeu, o encontro aconteceu na Paróquia Santo Antônio de Pádua, no Jardim Bonfiglioli. Dom Edilson de Souza Silva, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Lapa, esteve nos três locais, e a cada dia um tema foi tratado alternadamente nos encontros.
O tema “A reforma litúrgica: razões da reforma e continuidade da tradição da Igreja” foi tratado pelo Padre Yago Barbosa Ferreira (foto), Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição Aparecida, Decanato São Bartolomeu.
Já o maestro Delphim Rezende Porto, diretor de música da Catedral Metropolitana Nossa Senhora da Assunção, falou sobre “A música litúrgica: desenvolvimento e importância de cantar a fé católica”.
Outro tema tratado foi “Quem celebra? A importância e a consciência do papel de fiéis e do sacerdote na liturgia”, conduzido pelos Padres Thiago Aparecido Faccini Paro, Assessor do Setor de Espaço Litúrgico-Pastoral da Comissão Epicopal para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); e Miguel Lisboa Aguiar Marcondes, Vigário Paroquial na Paróquia Nossa Senhora do Bom Parto, na Região Belém.
Por Benigno Naveira
Colaborador de comunicação na Região Lapa






