‘Amor Radical em Tempos de Mudanças Climáticas’ é o tema desta edição, que contará com palestras, visitas, meditação, dança, música, oficinas e rodas de diálogo temáticas
O Programa Permanente Ecobairro, voltado à sustentabilidade e regeneração urbana no Brasil, com o apoio da ONU, promove, a partir da quinta-feira, 8, até o próximo dia 15, na capital paulista, a 4ª edição da Semana Ecobairro.
A iniciativa busca disseminar e estimular ações simples que tornem os bairros e as cidades mais sustentáveis, resilientes e pacíficos.
Este ano, a Semana Ecobairro tem como tema “Amor Radical em Tempos de Mudanças Climáticas”, inspirado no livro Amor Radical do indiano Satish Kumar, ativista que há mais de 50 anos trabalha pela paz e pelo meio ambiente.
Haverá atividades gratuitas de modo presencial e on-line para todas as idades, como palestras, workshops, dança, música, meditação, oficinas e rodas de diálogo temáticas. Um dos convidados é o cientista e pesquisador Carlos Nobre, referência em mudanças climáticas dentro e fora do Brasil.
PROPÓSITOS
A Semana Ecobairro é resultado das experiências desenvolvidas pelo Programa Permanente Ecobairro, que atua na articulação de transformações urbanas e regenerativas envolvendo pessoas, organizações públicas e privadas, movimentos e coletivos. Na base do trabalho, oito eixos compõem seu DNA: educação, saúde, cultura, ecologia, política, economia, comunicação e espiritualidade.
Com esses pilares, os processos de mudanças e transformações têm como protagonista o indivíduo, que é convidado a trilhar em seu cotidiano uma escala gradual, começando pela sua conscientização, depois replicada por ele no ambiente familiar, na sua vizinhança e no seu bairro.
Todo o trabalho do Programa Permanente Ecobairro é desenvolvido de maneira coletiva e comunitária. Tem como fonte de inspiração a criatividade, a harmonia, a diversidade e a natureza, estimulando, assim, a reconexão entre os cidadãos e deles com seus territórios, com respeito às particularidades de cada ambiente.
Este ano, o Programa Permanente Ecobairro completa duas décadas de caminhada, com suas ações-sementes e cocriações espalhadas, principalmente, por São Paulo e Bahia. Seus 20 anos serão marcados com o lançamento de um livro, cuja cocriação e produção está em desenvolvimento.
Para a arquiteta biourbanista Lara Freitas, cofundadora do Programa Permanente Ecobairro, mais do que nunca a sociedade moderna precisa desenvolver mecanismos que cuide das vulnerabilidades e proporcionem melhor qualidade de vida, sem perder de vista a relevância da conexão com a natureza e dos limites do planeta.
“Trabalhamos para promover, fomentar e potencializar cada vez mais moradores conscientes, propondo que sejam ativadores e inovadores locais – agentes de regeneração. O esforço é no sentido de reunir pessoas, técnicos e facilitadores para a cocriação de soluções que ofereçam melhor qualidade de vida, que respeitem os limites planetários, respondam melhor às mudanças climáticas e cultivem maior resiliência comunitária”, afirma Lara, que também é mestre em Gestão Urbana, especialista em Reabilitação Ambiental Sustentável Arquitetônica e Urbanística, designer em Sustentabilidade e permacultora.
Acompanhe as atividades pelas redes sociais:
Instagram/Facebook: @ecobairrobrasil
VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA QUINTA-FEIRA, 8 – 10h (on-line) – Abertura da Semana Ecobairro: Amor radical em tempos de mudanças climáticas – 15h (on-line) – Bate-papo sobre caminhabilidade e localização – 17h30 (on-line) – Programa Ecobairro e cidadania ativa: a importância da participação em conselhos locais SEXTA-FEIRA, 9 – 10h (on-line) – Extremos Climáticos: Desafios para a Humanidade, do global ao local (com Carlos Nobre) – 12h (presencial) – Ecobairros criando caminhos para sustentabilidade, arte e cultura de Paz: visita ao Instituto Favela da Paz (Jardim Nakamura) – 19h30 (on-line) – Cartas para o Eu: Escrita e Amor Próprio SÁBADO, 10 – 10h (presencial) – Meditação Ecobairro (Casa da Paz / Metro Saúde) – 14h (presencial) – AÇÕES-SEMENTES: Restauração Socioecológica da Praça Pablo Garcia Cantero (Praça Pablo Garcia Cantero, Vila Mariana) – 16h30 (presencial) – Ilumina Sampa: música e dança dos povos (Instituto Biológico) DOMINGO, 11 – 10h30 (presencial) – Prática de Compostagem Comunitária (Praça Pablo Garcia Cantero, ao lado da Cinemateca, na Vila Mariana) – 17h (on-line) – Encontro com o céu: os astros na jornada de 20 anos do Ecobairro SEGUNDA-FEIRA, 12 – 10h (on-line) – Plano de Ação de Vila Mariana: cocriação, reflexão e avanços – 15h (on-line) – Rede de parcerias: movendo a regeneração – 16h30 (on-line) – Encontro com HUB Brasileiro da Transição: conversa sobre histórias que inspiram – 19h (on-line) – Ecovila Maria, uma experiência de Reconexão com a Natureza TERÇA-FEIRA, 13 – 11h (on-line) – Conversa sobre Plano local e ações-sementes – 15h (on-line) – Encontro com coautores: Livro Ecobairro 20 anos – 19h (presencial) – Conversa sobre Compostagem Comunitária (Bija Yoga) QUARTA-FEIRA, 14 – 9h30 (on-line) – Encontros Acadêmicos I: pesquisas ativistas, comunidades e transformações locais – 15h (on-line) – Encontros Acadêmicos II: pesquisas ativistas, comunidades e transformações locais – 19h (on-line) – Encontros Acadêmicos III: pesquisas ativistas, comunidades e transformações locais QUINTA-FEIRA, 15 – 10h (on-line) – Conversa sobre amor radical e mudanças climáticas e o impacto nas infâncias – 18h (on-line) – Celebração de Aniversário Ecobairro 20 anos |