Entre os dias 29 de junho e 7 de julho, os seminaristas do Seminário Imaculada Conceição da Arquidiocese de São Paulo realizarão a Missão de Férias 2024, atividade que acontece anualmente como parte do programa formativo dos futuros sacerdotes da Arquidiocese.
Este ano, a atividade missionária terá como tema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8). Inspirado na encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, e na Campanha da Fraternidade (CF) de 2024 que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”.
Durante uma semana, os seminaristas realizarão atividades evangelizadoras em paróquias da Arquidiocese e nas realidades de missão das pastorais Carcerária e do Menor.
AÇÃO EVANGELIZADORA
Padre José Adeildo Machado, Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor e responsável pela organização da missão, explicou ao O SÃO PAULO que a atividade tem o objetivo de despertar nas paróquias e outros “areópagos” da Arquidiocese, à luz da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, em Aparecida (SP), e do Plano de Pastoral Arquidiocesano, um espírito missionário capaz de impulsionar a ação evangelizadora missionária da Igreja na cidade.
“A missão também visa a proporcionar aos futuros sacerdotes da Arquidiocese uma experiência de pastoral urbana missionária, capaz de mais e melhor prepará-los para atuarem na evangelização da cidade com todos os seus desafios”, acrescentou o formador.
Outro aspecto da iniciativa é a contribuição de forma mais intensa e direta na formação dos agentes leigos das paróquias e comunidades, especialmente a juventude, servindo-se da experiência de vida, de formação filosófica, teológica e pastoral dos diáconos, seminaristas e propedeutas da Arquidiocese, além de incentivar a promoção vocacional.
Os 45 seminaristas em missão serão acolhidos nas paróquias Sagrada Família (Região Belém), Nossa Senhora das Dores (Região Brasilândia), Imaculada Conceição-Santa Ifigênia (Região Sé), Cristo Rei (Região Lapa), Nossa Senhora da Penha (Região Santana) e Santo Emídio (Região Ipiranga).
Haverá grupos que visitarão unidades carcerárias em Franco da Rocha (SP), Santana e Pinheiros, além das obras sociais acompanhadas pela Pastoral do Menor.
EM SAÍDA PELA CIDADE
Ao se referir à atividade, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, lembrou o apelo constante do Papa Francisco por uma Igreja “em saída”, que vai ao encontro das pessoas em suas periferias geográficas e existenciais. Nesse sentido, ele reforçou que cada realidade da cidade é um campo de missão no qual o anúncio e o testemunho do Evangelho devem acontecer.
“Hoje, não se compreende um padre que não seja missionário”, enfatizou Dom Odilo, na missa que encerrou o encontro de avaliação da Missão de Férias em 2023. O Arcebispo acrescentou que toda missão começa a partir do encontro pessoal do missionário com Jesus Cristo, que impulsiona a viver e anunciar sua Boa-Nova a todos os que encontram. Nesse sentido, completou o Cardeal, também os estudos filosóficos e teológicos devem ser realizados em vista da missão, como forma de preparação para melhor servir e anunciar o Evangelho.