Tradição na Igreja do Brasil, o Mês Vocacional convida todo o povo de Deus a rezar pelas vocações e promovê-las. Este ano o tema é “Igreja como uma sinfonia vocacional” e o lema “Pedi, pois, ao Senhor da Messe”.
Na Arquidiocese de São Paulo, o Serviço de Animação Vocacional (SAV) tem buscado despertar vocações por meio da dinâmica do encontro, “isto é, indo ao encontro dos jovens nas paróquias e comunidades. Nesses encontros, que acontecem aos finais de semana, falamos sobre a beleza da vocação, dos estados de vida presentes na Igreja, além de darmos testemunho vocacional aos jovens. Promovemos mensalmente um encontro de discernimento vocacional para rapazes que pensam no sacerdócio e, em breve, realizaremos também encontros vocacionais para moças que pensam na vida religiosa”, detalhou, ao O SÃO PAULO, o Padre João Henrique Novo do Prado, Coordenador do SAV e Reitor do Seminário Propedêutico da Arquidiocese.
O Sacerdote destaca ainda que os pais devem rezar a Deus para que seus filhos sejam chamados ao ministério ordenado ou à vida religiosa consagrada ou incentivá-los ao Matrimônio e à participação na vida da comunidade de fé. “Talvez para os pais, aceitar que um filho ou uma filha vai se casar é mais fácil, mas quando acenam que querem ser padre ou religiosa, muitos não aceitam e colocam obstáculos nessa escolha. Por favor, pais, não façam isso! Incentivem, apoiem os vossos filhos se no coração deles vier essa inquietação vocacional. Deus não chama somente o vocacionado ou a vocacionada, chama também a sua família, e chama para a felicidade; por isso, sintam-se chamados e sejam suporte da vocação dos vossos filhos. Queridos pais, conversem sempre com os vossos filhos sobre a vocação a qual eles se sentem chamados, que vocês e seus filhos descubram juntos o significado e a importância de cada vocação”, sublinhou.
“Agora neste mês de agosto, teremos alguns eventos vocacionais, que contarão com shows, atrações artísticas e culturais para atrairmos, sobretudo, os jovens e apresentar a eles a vocação como chamado de Deus que nos leva à felicidade”, concluiu Padre João Henrique.
O Centro Vocacional Arquidiocesano auxilia os jovens no discernimento vocacional. Saiba mais detalhes pelo telefone (11) 3237-2523; pelo e-mail cvasp@uol.com.br e ainda pelas redes sociais (@vocacionalsp).