
No Dia de Finados, 2, quem visitou os Cemitérios da Quarta Parada, Vila Alpina e Vila Formosa encontrou um sinal visível de acolhimento e fé. A Pastoral da Esperança da Região Episcopal Belém promoveu a iniciativa “Tendas de Oração” nas entradas principais desses locais.
Sacerdotes, diáconos, seminaristas, membros de novas comunidades e voluntários leigos de todas as comunidades da Região Belém participaram da ação. Eles estiveram dispostos a oferecer uma palavra amiga, a oração em sufrágio pelos falecidos e distribuíram garrafinhas de água benta aos visitantes.

Segundo o Padre José Mário Ribeiro, Assessor Eclesiástico regional da Pastoral da Esperança, a iniciativa busca “reavivar no coração das pessoas o sentido da ressurreição da vida”.
“Nossa ação não abrange somente a dimensão da ida a velórios ou cemitérios, mas tem por objetivo ressignificar a vida diante das frustrações ou da perda do sentido de viver, tendo a certeza de que Deus tem algo novo para nós”, explicou o Padre José Mário, que também é Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no Tatuapé.

Este trabalho de acolhimento é uma extensão da missão que os agentes da Pastoral da Esperança já realizam ao longo do ano, atendendo fiéis em momentos de exéquias e velórios. “É uma ocasião para acolher a família e evangelizar, aproximar as pessoas de Deus e ressignificar a dor em esperança e conforto, na certeza da ressurreição”, concluiu o sacerdote.
A intensa presença pastoral no local foi destacada pelo Padre Joaquim dos Santos Filho, MSC, que atua no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Vila Formosa. “Estou vendo aqui no cemitério várias equipes, várias pastorais, várias paróquias trabalhando neste momento de solidariedade, que é de suma importância”, relatou.

Padre Joaquim definiu o dia como um momento para “silenciar o coração”, reconhecendo o “silêncio marcado pela dor, pelo sofrimento, pela perda”. Contudo, ele ressaltou que não é um silêncio “desesperador”, pois o que “nos conforta é a certeza de que encontramos com Deus”.
Por Fernando Arthur
Colaboração especial para a Região Belém






