A ExpoCatólica 2024 marcou a estreia de um estande do Estado de São Paulo. A maior feira de produtos e serviços da América Latina termina no domingo, 7, no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte da capital paulista.
No estande da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur) estão em exposição alguns dos atrativos turísticos paulista, como o Museu de Arte Sacra, a Rita da Luz SP e obras de artistas da Federação dos Artesãos Profissionais de São Paulo.
“São Paulo tem a maior arquidiocese do Brasil. Além disso, por conta da diversidade e riqueza de atrativos na capital, no interior e no litoral, São Paulo é o estado que mais recebe visitantes de turismo religioso católico, consolidando-se também como o maior emissor de turistas desse segmento no país”, disse Roberto de Lucena, titular da Setur-SP, durante o lançamento do Guia do Turismo Católico do Estado de São Paulo, na quinta-feira, 4.
Lançado na ExpoCatólica, o Guia apresenta mais de 300 capelas, igrejas, basílicas, santuários, museus, templos, festas, eventos, rotas e destinos em todo o estado que promovem o turismo religioso católico.
ROTA DA LUZ – SP
Um dos atrativos turísticos em destaque no estande da Setur é a Rota da Luz-SP, que partindo de Mogi das Cruzes, é feita em cerca de 200km, passando pelas cidades de Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.
A rota foi criada em 2016 pela senhora Lu Alckmin, então primeira-dama do Estado de São Paulo, em homenagem a Thomaz Alckmin, filho de Lu e Geraldo Alckmin, à época governador e hoje vice-presidente da República. Thomaz faleceu em 2015 e gostava de fazer este itinerário a cavalo.
Ana Carolina Ferreira, moradora da cidade de Santa Branca, é voluntária da Rota da Luz-SP: “A Rota passa na porta da minha casa desde o início. E para mim é a maior honra poder cuidar de alguém que está participando, e que será acolhido, abraçado e até tratado se tiver com alguma lesão ou bolha no pé nos pontos de apoio”.
Ela explica que o percurso é dividido em cerca de sete dias, com os peregrinos percorrendo cerca de 30km diariamente e tendo contato com as igrejas das cidades onde passam e as belezas naturais pelo caminho, como rios e serras.
FACILIDADES EM TRANSPORTES
O impulsionamento do turismo religioso no Estado de São Paulo também envolve facilitar as maneiras pelas quais as pessoas podem chegar aos locais.
Uma das recentes novidades é a inauguração de voos da empresa Gol tendo como origem e destino a cidade de São José dos Campos, no Vale do Paraíba.
“Somos o aeroporto do Vale do Paraíba, atendendo toda a região da rota da fé, incluindo o Santuário de Aparecida, a sede da Canção Nova e o Santuário Frei Galvão. Estamos a uma hora destes locais, ao lado de uma rodovia de boa qualidade que liga o aeroporto até estes destinos como muito conforto e segurança”, disse à reportagem Ronei Glanzmann, representante da SJK Airport, concessionária que administra o aeroporto de São José dos Campos.
Glanzmann explica que via conexões com aeroportos como o do Rio de Janeiro, o turista religioso de diferentes partes do Brasil pode chegar de maneira mais fácil aos destinos turísticos religiosos mais procurados de São Paulo.
Ele exemplificou que alguém de cidade de Fortaleza (CE), que antes tinha de programar uma semana de viagem para ir à Aparecida, em razão do tempo perdido nos deslocamentos, agora pode fazê-lo em um fim de semana ou em um feriado prolongando, pois em cerca de quatro horas sairá da capital cearense, fará escala no Rio de Janeiro e chegará a São José dos Campos. E no caso dos que vão ao Santuário de Aparecida, já há inclusive um ônibus para translado direito a partir do aeroporto.
ARQUIDIOCESE DE SÃO PAULO NA EXPOCATÓLICA
A Arquidiocese de São Paulo marca presença na ExpoCatólica no estande do Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação (Rua 9 – Santuário São Judas Tadeu), com programações ao vivo da rádio 9 de Julho, a redação on-line do jornal O SÃO PAULO (www.osaopaulo.org.br) e divulgações da Pastoral Vocacional e da Catedral da Sé.
No sábado, 6, a visitação pode ser feita das 10h às 19h. No domingo, 7, das 10h às 17h. A entrada na feira é gratuita, com inscrições feitas no local ou pelo site https://expocatolica.com.br.
(Colaborou: Victória Rosário)