Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

USP oferece mais de 6,5 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+ no primeiro semestre de 2026

O público 60+ pode participar de disciplinas regulares em áreas como comunicação, direito, administração, tecnologia e educação, além de ações complementares como atividades físicas e culturais

USP oferece mais de 6,5 mil vagas em cursos gratuitos para público 60+ no primeiro semestre de 2026 - Jornal O São Paulo
Reprodução Jornal da USP

A USP abre, a partir do dia 2 de fevereiro, inscrições para o primeiro semestre de 2026 do programa USP 60+. A iniciativa gratuita chega à 61ª edição com mais de 31 anos de atuação. Realizada na capital e nos campi do interior, disponibiliza mais de 6,5 mil vagas divididas entre disciplinas regulares, cursadas com alunos de graduação da USP, e atividades complementares, que englobam cursos, palestras, excursões, práticas esportivas e didático-culturais. 

A consulta das vagas será disponibilizada no site do programa a partir de 29 de janeiro. Os interessados não precisam ter vínculo com a Universidade e devem ter mais de 60 anos. Cada unidade da USP segue uma data diferenciada de término das inscrições e, para atividades complementares, o período pode variar ao longo do semestre.

São mais de 300 atividades em diversas áreas do conhecimento. O médico Egidio Dórea, coordenador do programa USP 60+, explica a importância da iniciativa.

“A ideia do programa USP 60+ é fornecer à população acima de 60 anos oportunidades para o aprendizado continuado, um dos pilares do envelhecimento ativo e saudável. Outro fator relevante para envelhecer bem é o encontro de gerações.”

Empreendedorismo; Marketing; Linguagem Musical; Gestão de Negócios; Jornalismo Esportivo; Direito Constitucional; Inteligência Artificial; Psicologia Social; Fisiologia da Atividade Motora; e Cultura e Educação Afro-Brasileira e Indígena são alguns exemplos de disciplinas regulares ministradas em diversos campi da USP nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São Carlos e São Paulo. Alguns cursos exigem pré-requisito, mas para a maioria nada é exigido.

Também estão previstas atividades físicas exclusivas como dança sênior, lian gong, tai chi chuan, yoga, pilates, condicionamento físico e capoeira, bem como ações culturais com especialistas de diversas áreas, como oficina de teatro e de artesanato, coral, turismo social, jogos digitais e visitas guiadas no Parque de Ciência e Tecnologia da USP. Para algumas dessas atividades complementares, as inscrições são realizadas ao longo do semestre.

Criado pela professora Ecléa Bosi em 1994, o programa, que completou 31 anos de atividades, é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP.

Fonte: Jorna da USP

Deixe um comentário