Vicariato da Caridade Social inicia mapeamento de obras assistenciais na Arquidiocese

Região Episcopal Ipiranga

O Vicariato Episcopal da Caridade Social da Arquidiocese de São Paulo está em plena execução de um amplo levantamento das obras de caridade desenvolvidas pelas paróquias, em um esforço inédito de organização e visibilidade das ações sociais da Igreja na capital paulista. 

A iniciativa segue diretrizes do próprio regulamento do Vicariato, instituído em setembro de 2024, com o objetivo de organizar, incentivar, orientar, acompanhar e dinamizar as iniciativas de caridade social como “expressão do testemunho da fé cristã e da vida nova do Reino de Deus ‘já presente no meio de nós’ (cf. Lc 17,21)”, como ressaltou o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, no decreto de criação do organismo. 

O projeto é coordenado pelo Cônego Marcelo Álvares Matias Monge, Vigário Episcopal da Caridade Social, em parceria com as regiões episcopais, em um processo articulado que envolve desde encontros presenciais até capacitações virtuais. 

METODOLOGIA 

O método utilizado é dividido em etapas. Primeiro, a equipe do Vicariato realiza contato prévio com o coordenador regional da Comissão Pastoral do Testemunho de cada região episcopal. Este coordenador mobiliza as paróquias para que cada uma indique um responsável local pela comissão, que será o elo direto na coleta das informações. “Essas reuniões já aconteceram nas regiões episcopais. Ali, nós fazemos a sensibilização e a motivação para responderem ao questionário e fazerem o levantamento”, explicou o Cônego Marcelo. 

O processo inclui um primeiro encontro presencial para sensibilizar e motivar os participantes e, em seguida, uma capacitação on-line, realizada em parceria com a empresa Org System, responsável pela plataforma de coleta dos dados. 

Segundo o Vigário Episcopal, o trabalho já avança em bom ritmo, embora ainda haja desafios. “Nem todas as regiões reuniram todas as paróquias ou pessoas que devem responder ao questionário”, relatou. Para superar essa limitação, estão sendo agendados novos encontros e realizadas ações adicionais on-line, para garantir que todas as paróquias possam participar plenamente. 

Região Episcopal Belém

O cronograma prevê que as paróquias façam o preenchimento do questionário referente às atividades de maio até junho. Cônego Marcelo Monge demonstrou otimismo com o engajamento dos agentes paroquiais: “Tem havido uma boa adesão e uma motivação bastante grande das pessoas”. 

OBJETIVOS 

A expectativa é que esse mapeamento sirva como base para aprimorar e potencializar a atuação caritativa da Arquidiocese, refletindo de forma mais fiel a presença da Igreja junto aos mais necessitados na cidade de São Paulo. 

Na ocasião da instituição deste novo Vicariato Episcopal, fruto das reflexões propostas no 1º sínodo arquidiocesano (2017-2023), Dom Odilo enfatizou que com este organismo eclesial será possível fortalecer a identidade cristã das instituições e das ações sociais e caritativas promovidas pela Igreja Católica nos seus diversos setores, favorecendo, ao mesmo tempo, o testemunho público da fé, “mediante as obras de misericórdia, de caridade e de justiça, sem as quais ninguém entrará na vida eterna (cf. Mt 25,31-46), a valorização da vida e da dignidade humana, tendo como referência fundamental o Evangelho e a Doutrina Social da Igreja”. 

Deixe um comentário