Seminaristas participam da Missão de Férias em paróquias e realidades pastorais da Arquidiocese de São Paulo

Reunidos com o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, os seminaristas da Arquidiocese participaram, na segunda-feira, 14, do encontro de avaliação da Missão de Férias 2025. Realizado no Seminário de Teologia Bom Pastor, no Ipiranga, o momento contou também com a presença de formadores, padres e leigos representantes das paróquias que acolheram os estudantes das três casas de formação do Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição — Propedêutico, Filosofia (etapa do Discipulado) e Teologia (etapa da Configuração).
Entre os dias 6 e 13, os futuros padres visitaram casas e famílias, confortaram doentes, abençoaram habitações, ofereceram momentos de formação para agentes de pastoral, conheceram trabalhos sociais e ações com os pobres, além de manterem contato direto com a realidade do povo.
Durante o encontro, Dom Odilo refletiu sobre o sentido pastoral e formativo das experiências missionárias. Inspirando-se na passagem do Evangelho em que os discípulos voltam da missão e partilham com Jesus o que viveram, o Arcebispo recordou que “as experiências mais bonitas são aquelas vividas no contato com as pessoas, com as diversas realidades, na vida concreta que elas vivem, quer os doentes, quer os pobres, quer os prisioneiros”.

FORMAÇÃO
Ao comentar as visitas realizadas em bairros, casas e comunidades, o Cardeal destacou o valor formativo da diversidade de experiências. “Ao longo dos anos no seminário, vocês podem passar por diversos tipos de experiências, que depois serão as realidades que vocês, os que vão se tornar padres, encontrarão na sua vida sacerdotal”, afirmou.
Dom Odilo sublinhou que a missão não deve ser vista como um evento isolado, mas como uma atitude permanente e, por isso, exige formação específica e espírito missionário.
Por fim, o Cardeal expressou alegria ao ouvir os relatos e destacou que as visitas feitas durante a Missão de Férias deveriam inspirar a vida pastoral cotidiana: “Sempre levam alegria, consolo, conforto às pessoas que vocês encontraram nessas visitas missionárias, que deveriam ser as visitas ordinárias da vida pastoral.”

FRUTOS
A experiência missionária também foi valorizada pelos padres das paróquias que acolheram os seminaristas.
O Cônego Tarcísio Marques Mesquita, Pároco da Paróquia São Carlos Borromeu, na Região Belém, ressaltou a maior integração da comunidade e os vínculos criados com os seminaristas.
Para o Padre Erly Avelino Guillén Moscoso, Pároco da Paróquia Santa Teresinha, na Região Brasilândia, a Missão de Férias foi uma oportunidade de participar da formação dos futuros padres.
Padre José Carlos Spínola, Pároco da Paroquia Santo Alberto Magno, na Região Lapa, afirmou que a presença dos seminaristas fortaleceu as pastorais, especialmente nas visitas aos enfermos.

Já na Região Ipiranga, Padre Jefferson Mendes Oliveira, Pároco da Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório, contou que a missão reavivou a dimensão evangelizadora da comunidade e motivou a criação de uma equipe missionária paroquial.
O encontro foi concluído com uma missa e um almoço de confraternização. Ao agradecer, o Padre José Adeildo Machado, Reitor do Seminário de Teologia Bom Pastor, enfatizou que esse foi um encontro de avaliação da Missão, mas não de conclusão, pois a ação missionária da Igreja nunca termina.
LEIA TAMBÉM
Seminaristas da Arquidiocese relatam as experiências da Missão de Férias