Na tarde do sábado, 19, ouvintes, funcionários e colaboradores da Rádio 9 de Julho, além dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Lapa, na Região Lapa, participaram da celebração que recordou os 25 anos de reabertura da emissora da Arquidiocese.
A missa foi presidida pelo Padre Marcos Roberto Pires, Pároco e comunicador da Rádio, e concelebrada pelo Cônego Antônio Aparecido Pereira (Padre Cido), também comunicador da emissora, e Padre Antônio Roberto Pimenta.
Desde fevereiro, no dia 19 de cada mês, os ouvintes foram convidados a participar da novena preparatória ao Jubileu de Prata de reinauguração da emissora, comemorado neste mês de outubro. Ao final da celebração, Padre Marcos exortou os presentes a apoiarem a emissora que é um sinal da misericórdia de Deus em São Paulo.
COM A PALAVRA, OS OUVINTES
Após a missa, os ouvintes, funcionários e colaboradores participaram de uma confraternização no salão paroquial e houve a ação entre amigos, o “show de prêmios”.
O potiguar Francisco Sandoval, 75, é ouvinte da Rádio desde a década de 1960. Na sua oficina de costura, no bairro do Horto Florestal, na zona Norte, a 9 de Julho ecoa o dia todo. Sorridente, ele comenta que já recomendou a Rádio para os parentes no Rio Grande do Norte.
Maria Cristina de Morais Coelho, a “Cris do João XXIII” como é conhecida entre os comunicadores, é ouvinte desde 2010 e tem na Rádio uma companhia constante. Nessa interação, fez novas amizades com outras ouvintes, na partilha diária das alegrias e desafios vividos ao longo dos anos, na família estendida da 9 de Julho.
COMUNICAÇÃO AMPLIADA
Com o avanço das tecnologias de comunicação, a Rádio da Igreja em São Paulo continua se reinventando para ser um meio de grande conexão com o ouvinte-internauta, com uma programação que, além de evangelizar, informa e entretém. “Vinha do trabalho, rezando o Terço com o Padre Carlos André e acompanhava o programa de esportes, após o Terço. Essa versatilidade da 9 de Julho faz com que nos adaptemos a esta Rádio”, conta Lourdes Oliveira, moradora de Guarulhos (SP).
De fato, a comunicação entre ouvintes e a emissora foi ampliada a partir da presença nas mídias sociais. A Rádio 9 de Julho coleciona, diariamente, dezenas de casos de ouvintes engajados. De Apucarana, no Paraná, Marlene dos Reis não deixa de começar o dia conectada nas redes sociais para interagir com os programas da manhã. “É uma catequese. Compartilho a Rádio 9 de Julho várias vezes ao dia e cada programa é uma bênção”, afirma.
Por meio da rede social Instagram, a Rádio também tem conseguido novos ouvintes/seguidores. De acordo com a analista de comunicação digital da emissora, Katia Maderic, comunicadores como os Padres Márlon Múcio e Wagner Scarponi criam conteúdos específicos para essa rede, o que tem elevado o número de seguidores dispostos a conhecer os demais conteúdos da Rádio.
A expansão da comunicação por áudio nos últimos anos tem ainda nos podcasts uma nova maneira de consumo. Boa parte dos conteúdos produzidos para o rádio são disponibilizados nas plataformas, em episódios, para que o ouvinte-internauta da 9 de Julho possa ouvi-los a qualquer tempo e compartilhá-los, como ocorre com o Encontro com o Pastor, comunicação diária do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano, e o Momento Mariano, com o Padre Zacarias Paiva.
Sete décadas de história
Rádio 9 de Julho foi criada para transmitir os eventos comemorativos do IV Centenário da cidade de São Paulo, em 1954. Terminados os festejos, a emissora foi concedida à Arquidiocese de São Paulo por Café Filho, presidente da República em exercício. A Rádio operou até 1973, quando seus transmissores foram lacrados por decreto do presidente Emílio Garrastazu Médici. Após um período de 26 anos, e por esforços de toda a Igreja, a Rádio voltou ao ar de forma experimental no dia 19 de março de 1999, passando a operar em definitivo a partir de 23 de outubro do mesmo ano, em AM (Amplitude Modulada) 1.600 kHz.
Ao comemorar seu 25º aniversário de reabertura, a Rádio está integrada aos meios de comunicação da Arquidiocese de São Paulo, com o desafio da adaptação às novas tecnologias e da migração para a FM (Frequência Modulada), mantendo-se identificada como a voz da Igreja em São Paulo.
Família dos Amigos
Nestes 25 anos de reabertura, a Rádio 9 de Julho acendeu luzes tanto nas vidas quanto nos corações de seus ouvintes. Em diversas oportunidades, Valéria Batista, moradora da Vila Sílvia, participou dos encontros da novena comemorativa ao Jubileu de Prata da emissora. Como centenas de outros membros da Família dos Amigos – clube de doadores lançado em 2000 e que ajuda a manter a emissora no ar – Valéria agradece a acolhida que recebe e os programas que a “preenchem mental e espiritualmente”. Ela assegura: “Houve uma mudança maravilhosa em minha vida e dos meus familiares, desde que conheci a Rádio”.
A comunicação com os participantes da Família dos Amigos é feita por carta mensal, assinada pelo Padre Jorge Silva, Diretor-geral da emissora, e, também, pelas redes sociais e pelo canal de WhatsApp exclusivo da Família dos Amigos: (11) 3932-3393.