Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

‘Ao lavar a nossa carne, Jesus purifica a nossa alma’, diz Leão XIV na missa da Ceia do Senhor

‘Ao lavar a nossa carne, Jesus purifica a nossa alma’, diz Leão XIV na missa da Ceia do Senhor - Jornal O São Paulo
Vatican Media

O Papa Leão deu início ao Tríduo Pascal presidindo à Santa Missa da “Ceia do Senhor”, com o rito do Lava-pés, na Basílica de São João de Latrão.

Como disse o Pontífice na homilia, participa-se da solene liturgia não como meros espectadores ou por inércia, mas como convidados para a Ceia em que o pão e o vinho se tornam para nós Sacramento de salvação. O amor de Cristo torna-se gesto e alimento para todos, revelando a justiça de Deus. 

Nesta celebração, ao se renovarem os gestos e as palavras do Senhor, faz-se memória da instituição da Eucaristia e da Sagrada Ordem. O vínculo intrínseco entre os dois Sacramentos representa a entrega perfeita de Jesus, Sumo Sacerdote e Eucaristia viva por toda a eternidade.

‘Ao lavar a nossa carne, Jesus purifica a nossa alma’, diz Leão XIV na missa da Ceia do Senhor - Jornal O São Paulo

Jesus purifica a nossa imagem de Deus das idolatrias e blasfêmias

Durante esta Última Ceia, Ele lava os pés aos seus apóstolos – um gesto, explicou o Santo Padre, que sintetiza a revelação de Deus. Ao assumir a condição de servo, o Filho revela a glória do Pai, derrubando os critérios mundanos que mancham a nossa consciência. Como dizia Bento XVI, devemos «aprender sempre de novo que a grandeza de Deus é diversa da nossa ideia de grandeza, […] porque sistematicamente desejamos um Deus do sucesso e não da Paixão». Palavras, comentou Leão XIV, que indicam que somos sempre tentados a procurar um Deus que “nos sirva” e nos faça vencer, que seja prestativo como o dinheiro e o poder. A onipotência de Deus está em nos servir com a sua verdade. Eis então o significado do gesto do lava-pés:

“Jesus purifica a nossa imagem de Deus das idolatrias e blasfêmias que a mancharam, mas purifica também a nossa imagem do homem, que se considera poderoso quando domina, que quer vencer matando quem lhe é igual, que se considera grande quando é temido.”

“Verdadeiro Deus e verdadeiro homem, Cristo dá-nos, pelo contrário, um exemplo de dedicação, serviço e amor. Precisamos do seu exemplo para aprender a amar, não porque sejamos incapazes disso, mas precisamente para nos educarmos a nós próprios, e uns aos outros, no amor verdadeiro. Aprender a agir como Jesus, Sinal que Deus imprime na história do mundo, é tarefa para a vida inteira.”

‘Ao lavar a nossa carne, Jesus purifica a nossa alma’, diz Leão XIV na missa da Ceia do Senhor - Jornal O São Paulo

Ao lavar a nossa carne, Jesus purifica a nossa alma

O exemplo de Cristo não é dado quando todos estão felizes e o amam, mas na noite em que foi traído, na escuridão da incompreensão e da violência, para que fique bem claro que o Senhor não nos ama porque somos bons e puros: Ele ama-nos e, por isso, nos perdoa e purifica. “Aprendamos de Jesus este serviço recíproco”, foi a exortação do Pontífice. O seu exemplo não pode ser imitado por conveniência, de má vontade ou com hipocrisia, mas apenas por amor. Portanto, deixar-nos servir pelo Senhor é condição para servir como Ele serviu.

“Ao lavar a nossa carne, Jesus purifica a nossa alma. Nele, Deus deu o exemplo não de como se domina, mas de como se liberta; de como se doa a vida e não de como se a destrói.”

Diante a uma humanidade de joelhos devido a muitos exemplos de brutalidade, Leão XIV pediu que nos ajoelhemos também nós, como irmãos e irmãs dos oprimidos. 

“A Quinta-feira Santa é, portanto, um dia de fervorosa gratidão e de autêntica fraternidade. Que a adoração eucarística desta noite, em todas as paróquias e comunidades, seja um momento para contemplar o gesto de Jesus, ajoelhando-nos como Ele fez e pedindo-Lhe a força para, com o mesmo amor, O imitarmos no serviço”, concluiu o Santo Padre.

A Santa Missa prosseguiu com o rito do lava-pés a 12 sacerdotes, sendo 11 deles ordenados pelo próprio Pontífice. 

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário