
O mais recente boletim da Sala da Imprensa da Santa Sé sobre o estado de saúde do Papa Francisco, divulgado na tarde da sexta-feira, 28, relata uma piora no quadro clínico do Pontífice de 88 anos de idade.
“O Santo Padre, no início da tarde de hoje, após uma manhã passada alternando fisioterapia respiratória e oração na capela, apresentou uma crise isolada de broncoespasmo que, no entanto, resultou em um episódio de vômito com aspiração e um repentino agravamento do quadro respiratório. O Santo Padre foi prontamente submetido a uma broncoaspiração e iniciou a ventilação mecânica não invasiva, com uma boa resposta nas trocas gasosas”.
O boletim é concluído informando que o Pontífice “permaneceu sempre vigilante e orientado, colaborando com as manobras terapêuticas”, e que o “prognóstico ainda permanece reservado”, ou seja, não há previsão de alta médica. Francisco está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli desde 14 de fevereiro.
EM ORAÇÃO PELO PONTÍFICE
Desde o dia 19, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) propõe aos católicos em todo o Brasil um tempo de oração pela “plena recuperação de saúde do Papa Francisco”.
A CNBB sugere que as comunidades espalhadas pelo Brasil sejam incentivadas a viverem este tempo de oração, sobretudo, nas Celebrações da Eucaristia e da Palavra, com uma intenção especial pela saúde do Papa.
A Comissão Episcopal de Liturgia da CNBB sugere o acréscimo desta intenção nas Orações dos Fiéis em todas as celebrações:
Senhor Deus, vosso servo, o Papa Francisco, tornou-se para nós “testemunha dos sofrimentos de Cristo”. Nós vos suplicamos, vinde em seu auxílio, aliviando suas dores, na esperança da pronta recuperação da sua saúde, para continuar nos confirmando na fé. |
(Com informações de Vatican News e CNBB)