
No programa “Encontro com o Pastor” desta quarta-feira, 30, na rádio 9 de Julho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer refletiu sobre o momento vivido pela Igreja após a morte do Papa Francisco. Falando diretamente de Roma, onde participa das congregações gerais que antecedem a eleição do novo Papa, o Arcebispo de São Paulo explicou com clareza o verdadeiro espírito desses encontros e do Conclave que se aproxima.
Dom Odilo destacou que essas reuniões que antecedem o conclave e têm como objetivo proporcionar uma reflexão profunda sobre a situação atual da Igreja e os desafios que o novo Papa deverá enfrentar. “Os cardeais se congregam, se reúnem para refletir sobre a Igreja, a sua missão, sobre o estado, a situação da Igreja atualmente, sobre o futuro da Igreja, sobre as grandes questões que a Igreja e o novo Papa devem encarar nos próximos anos”, explicou.
Com mais de 180 cardeais reunidos em Roma, vindos de todas as partes do mundo, o Cardeal Scherer destaca a diversidade de visões e experiências compartilhadas. Ele também fez questão de desfazer mitos frequentemente propagados pela imprensa sobre o conclave.
“Talvez alguns noticiam [o Conclave] como se fosse uma grande disputa política… Tudo isso não acontece, é fantasia pura”, afirmou o Cardeal, enfatizando que o que realmente ocorre são reuniões de reflexão e partilha, nas quais cada purpurado tem a oportunidade de falar por alguns minutos e ser escutado pelos demais.
O Arcebispo sublinhou que essas trocas ajudam a preparar espiritualmente e intelectualmente os cardeais para a escolha do novo pontífice. “O futuro Papa, que já está presente entre nós, vai ouvindo… Ninguém sabe, nem ele sabe, mas vai ouvindo…”, afirmou, ressaltando que o processo de discernimento é marcado pela busca da fidelidade à missão da Igreja e à orientação do Espírito Santo.
Dom Odilo concluiu pedindo orações dos fiéis, tanto pelo Papa Francisco, recentemente falecido, quanto pelo futuro sucessor de Pedro.