Fiéis relatam a emoção de se despedir de Francisco em funeral no Vaticano

Ao final da quarta-feira, 23, no Vaticano, teve início o funeral público do Papa Francisco na Basílica de São Pedro. O Pontífice faleceu na segunda-feira, 21, aos 88 anos.

Fotos: Vatican Media

O momento de despedida acontece após a urna com o corpo do Papa ter sido trasladada da Capela da Casa Santa Marta até a basílica vaticana, em procissão que reuniu cerca de 20 mil pessoas na Praça São Pedro, com longos aplausos durante a passagem do corpo.

As homenagens de peregrinos provenientes de todo o mundo poderão ser feitas até às 19h (horário italiano) da sexta-feira, 25, véspera do funeral. No dia seguinte está programada a Missa das Exéquias no átrio da Basílica de São Pedro, marcando o primeiro dia do Novendiali (novenário), os 9 dias de luto e orações em honra ao Pontífice falecido.

O ADEUS DE BRASILEIROS

Entre a multidão que foi se despedir do Papa Francisco já durante a manhã desta quarta-feira (23/04), no primeiro dia de exposição do corpo do Pontífice no interior da Basílica de São Pedro, estava o brasileiro Flavio Augusto Acunha Boriolo, há 12 anos da Itália, sendo os últimos dois deles vivendo em Roma.

O chef de cozinha fez questão de ir até a Praça São Pedro: “Antes de ir ao trabalho, eu resolvi passar aqui para prestar a minha homenagem ao nosso amado Papa neste momento tão histórico e de grande comoção mundial. Ele nos ensinou muito sobre o amor, a esperança e principalmente sobre a caridade e a igualdade entre as pessoas. Espero que ele possa ser recebido nos braços de Cristo e seja muito abençoado.”

Neste “dia histórico e de muita tristeza”, comentou Luiz Henrique Correa da Silva, brasileiro há 15 anos morando na Itália, as homenagens são para um “Papa que quebrou paradigmas e cuidou dos mais necessitados”.

“Um Papa que incluiu os mais necessitados e os colocou sob o teto da Igreja, dando atenção a eles. Graças a Deus foi com ele que eu pude sentir e ser batizado pelo poder do Espírito Santo. E isso vou levar para toda a minha vida, com certeza, pois desde aquele dia a minha vida mudou totalmente, para muito melhor, mudou! Me desculpa, mas estou um pouco emocionado, pois a sensação aqui na praça é de muita reflexão, de tristeza e despedida do Santo Padre, o Papa Francesco, argentino. Eu como gaúcho sinto muito ele como parte da nossa cultura, da nossa região. Agradeço a Deus por poder ter me dado a oportunidade de receber o Espírito Santo com o Santo Padre”, comentou.

O Padre Bruno Franguelli, colaborador da Rádio Vaticano – Vatican News, ao passar diante do corpo do Papa Francisco, compartilhou a sua mensagem emocionada após se despedir do Papa Francisco:

“Depois de cinco horas esperando, com uma multidão de fiéis, a emoção neste momento é muito forte. Nós que acompanhamos o Papa Francisco por tantos anos, cada gesto, cada discurso de amor, cada atitude de misericórdia e passar diante do corpo dele é muito emocionante. Vamos pedir que do céu ele interceda por cada um de nós para que possamos seguir anunciando o Evangelho, que ele tanto nos ensinou, amando os pobres, defendendo os pequenos e estando ao lado dos excluídos.”

PRESENÇA DE CHEFES DE ESTADO E AUTORIDADES ECLESIÁSTICAS

Entrada do caixão com o corpo na Basílica de São Pedro

Diversos chefes de Estado e de governo já anunciaram oficialmente a presença para prestar homenagens ao Pontífice falecido, principalmente durante a cerimônia solene de sábado, 26, para o funeral de Francisco. Entre eles, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, com a primeira-dama, Janja da Silva.

Em vídeo divulgado pela Secretaria de Comunicação do governo, ainda no dia do falecimento do Papa, Lula lamentava a morte do Pontífice que “foi um Papa de todos, mas principalmente dos excluídos, dos mais pobres, dos injustiçados, dos imigrantes, dos que não têm voz, das vítimas da fome e do abandono”. O governo brasileiro decretou luto oficial de 7 dias em sinal de pesar pelo falecimento de Jorge Mario Bergoglio.

O Cardeal Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e do Celam (Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho) chegou na quarta-feira em Roma. Antes do embarque, em solo gaúcho, ele pediu orações para as decisões dos próximos dias no Vaticano.

“Eu peço de cada um uma prece. Primeiro de agradecimento pela figura desse homem extraordinário que marcou a história da Igreja no presente e haverá de continuar um bom tempo ainda, creio, marcando. Mas também uma prece por aqueles que têm a missão e a responsabilidade de escolher um sucessor: que possamos estar atentos ao Espírito de Deus e aos sinais dos tempos para escolher uma pessoa gabaritada e apta para esse serviço tão bonito que tem um significado todo próprio para nós, mas o mesmo também uma responsabilidade na geopolítica internacional de grande tamanho”.

Fonte: Vatican News (reportagem de Andressa Collet)

Deixe um comentário