Freira italiana estará à frente do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica

O Papa Francisco nomeou na segunda-feira, 6, a Irmã Simona Brambilla, MC, 59 anos, como prefeita do Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Como pró-prefeito deste organismo da Santa Sé, o Pontífice nomeou o Cardeal Ángel Fernández Artime, 65, que recebeu o cardinalato em setembro de 2023. Desde 2011, o Cardeal João Braz de Aviz, brasileiro, estava à frente do Dicastério.

Foto: Vatican Media

Italiana, Irmã Brambilla ocupava desde 7 de outubro de 2023 a função de secretária no Dicastério. Anteriormente, foi superiora geral das Missionárias da Consolata.

A religiosa tem vasta experiência missionária. Depois de se formar enfermeira e ingressar no Instituto da Consolata, esteve em missão em Moçambique entre 2011 e 2023.

Em um caminho de reforma dos organismos da Cúria Romana traçado desde o início de seu pontificado, o Papa Francisco tornou possível que os leigos e religiosos ou religiosas consagradas pudessem chefiar um dicastério e se tornar prefeitos, uma posição anteriormente reservada a cardeais e arcebispos. Em 2018, por exemplo, o Pontífice nomeou o jornalista Paolo Ruffini como prefeito do Dicastério para a Comunicação.

No Estado da Cidade do Vaticano, o Papa Francisco nomeou duas mulheres para cargos importantes nos dez anos de seu pontificado: em 2016, Barbara Jatta, diretora dos Museus Vaticanos, que sempre foram dirigidos por leigos. Em 2022, a nomeação da irmã Raffaella Petrini, secretária-geral do Governatorato, uma função normalmente atribuída a um bispo.

Há várias subsecretárias, como Gabriella Gambino e Lina Ghisoni no Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, enquanto no Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, a irmã Carmen Ros Nortes, das Irmãs de Nossa Senhora da Consolação, é subsecretária. Emilce Cuda é secretária da Pontifícia Comissão para a América Latina; Nataša Govekar conduz a direção teológico-pastoral do Dicastério para a Comunicação; Cristiane Murray é vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé, e Charlotte Kreuter-Kirchof é vice-coordenadora do Conselho para a Economia. A Secretaria Geral do Sínodo também tem uma subsecretária, a religiosa francesa Nathalie Becquart.

Papa Francisco com o Cardeal Braz de Aviz, que presidia o Dicastério desde 2011

ATRIBUIÇÕES DESTE DICASTÉRIO

Conforme consta na constituição apostólica Praedicate Evangelium – sobre a Cúria Romana e o seu serviço à Igreja no mundo, compete ao Dicastério para a Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica “promover, animar e regular a prática dos conselhos evangélicos, como é exercida nas formas aprovadas de vida consagrada, e igualmente de vida e atividade das Sociedades de Vida Apostólica em toda a Igreja latina”.

Este Dicastério também têm a função de aprovar os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, erigi-los e também conceder a licença para a validade da ereção de um Instituto de Vida Consagrada ou Sociedade de Vida Apostólica de direito diocesano pelo Bispo.

Igualmente compete a este organismo vaticano a aprovação e a regulamentação de novas formas de vida consagrada, em relação às já reconhecidas pelo direito; bem como erigir e suprimir uniões, confederações, federações de Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

“O Dicastério procura que os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica progridam no seguimento de Cristo como é proposto pelo Evangelho, segundo o carisma próprio nascido do espírito do fundador e as sãs tradições, persigam fielmente as finalidades que lhes são próprias e contribuam de maneira eficaz para a edificação da Igreja e a sua missão no mundo”, informa a Praedicate Evangelium.

(Com informações de Vatican News)

Deixe um comentário