Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Grande encontro do Papa com jovens de 146 países acontece em Roma nesta semana 

Vatican Media

Um dos momentos mais esperados deste Ano Jubilar começou nesta semana. Trata-se do Jubileu dos Jovens, realizado juntamente ao Jubileu dos Missionários Digitais e Influenciadores Católicos. Juntos, esses dois eventos, que começaram na segunda-feira, 28, devem trazer ao menos 500 mil peregrinos para Roma. 

Serão dias marcados por dois grandes encontros do Papa Leão XIV com jovens, nos dias 2 e 3 de agosto, em que ele presidirá uma vigília de oração e a Santa Missa. As atividades serão no campus da universidade de Tor Vergata para cerca de 1 milhão de pessoas. 

Para muitos, essas atividades, pensadas nos moldes da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), são o ponto alto do Ano Jubilar: com os jovens, a Igreja continua a tocar as diferentes realidades humanas e a se projetar para o futuro. Estão inscritos jovens provenientes de 146 países, que se hospedam em paróquias, escolas, casas religiosas e residências de famílias. 

Em uma audiência privada com jovens do Peru, na segunda-feira, 28, o Pontífice afirmou que “estamos às portas desse evento tão importante para a juventude de todo o mundo”. Ele os encorajou a sentir-se e viver como parte essencial da Igreja. 

“Nós também somos pequenos, mas não estamos sozinhos; o Senhor quis que fizéssemos parte de uma grande família, a família da Igreja”, disse o Pontífice, na ocasião. “Incorporados a ela em Cristo, como os cachos à videira, podemos crescer e dar frutos, ajudados pela graça do Senhor.” 

Nestes dias, acrescentou o Santo Padre, os jovens “terão a bela experiência de se sentirem parte do povo de Deus, parte da Igreja universal, que envolve e abraça toda a terra, sem distinção de raça, língua ou nação”. Ele ensinou, também, que esses momentos devem ser compartilhados com os outros. 

“Precisamos aprender a compartilhar. Por favor, que tudo isso não fique apenas como uma lembrança, apenas como algumas fotos bonitas, apenas como algo do passado”, disse ele. “Que todas as pessoas que vocês encontrarem possam ver em vocês o rosto de Cristo que ama e se doa, que continua presente em cada batizado.” 

Deixe um comentário