No próximo dia 24 de dezembro, véspera do Natal, será aberta a porta santa da Basílica de São Pedro, no Vaticano, que marcará o início da celebração do grande Jubileu dos 2025 anos do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Será, portanto, um Ano Santo de graças não apenas celebrado em Roma, mas que envolverá os católicos de todo mundo.
O QUE É O JUBILEU?
“Jubileu” é o nome dado a um ano particular de celebração de uma ocasião especial. O nome deriva do instrumento chamado yobel, o chifre do carneiro, cujo som anuncia o Dia da Expiação (Yom Kippur).
Entre os antigos hebreus, o jubileu foi um ano declarado santo. Neste período, a lei de Moisés prescrevia que a terra, da qual Deus era o único dono, regressasse ao antigo proprietário e os escravos readquirissem a liberdade. O ano jubilar tinha que ser convocado a cada 50 anos (cf. Lv 25,8-13).
O primeiro jubileu da era cristã foi proclamado em 1300 pelo Papa Bonifácio VIII, que estabeleceu o intervalo de tempo para a recorrência para cada 100 anos. Em 1342, o Papa Clemente VI reduziu para 50 anos e, em 1470, o Papa Paulo II estabeleceu a celebração a cada 25 anos.
Há também jubileus extraordinários, como o de 1933, convocado pelo Papa Pio XI, para recordar o aniversário da Redenção, que também foi celebrado em 1983, por iniciativa de São João Paulo II. Em 2015 o Papa Francisco proclamou o Jubileu Extraordinário da Misericórdia.
SINAIS
A forma de celebrar os jubileus também evoluiu ao longo dos anos. Na sua origem, fazia-se a peregrinação às Basílicas romanas de São Pedro e São Paulo. Mais tarde, foram introduzidos outros sinais, como a Porta Santa, por meio da qual os fiéis que nela passam obtêm a indulgência plenária, isto é, a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa), alcança por meio da Igreja.
Nos últimos jubileus, além das basílicas papais, foram instituídas portas nas catedrais e santuários em todo o mundo, para que o maior número possível de fiéis vivenciem esse tempo de graça.
A peregrinação por si já é outro grande sinal dos jubileus. A palavra “peregrinar” tem origem na expressão latina para ager, que significa “através dos campos”, ou para eger, que significa “travessia de fronteira”. Ambas as raízes lembram o aspecto distinto de embarcar em uma jornada. A peregrinação é uma experiência de conversão, de mudar a vida para direcioná-la para a santidade de Deus.
PEREGRINOS DA ESPERANÇA
No dia 9 de maio, o Papa Francisco presidirá o ofício das Segundas Vésperas da Solenidade da Ascensão do Senhor, ocasião em será feita a entrega e a leitura da Bula de proclamação solene do Jubileu 2025.
O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu 2025 é “Peregrinos da Esperança”. Em carta publicada em 11 fevereiro de 2022, o Santo Padre pediu que o próximo Ano Santo seja uma mensagem de esperança para o pós-pandemia, associando a dimensão espiritual e a preocupação social, convidando a Igreja a “manter acesa a chama da esperança que nos foi dada e fazer todo o possível para que cada um recupere a força e a certeza de olhar para o futuro com espírito aberto, coração confiante e mente clarividente”.
Segundo o Dicastério para a Evangelização, são esperados pelo menos 32 milhões de peregrinos para os eventos que acontecerão em Roma de dezembro de 2024 a dezembro de 2025.
No âmbito da Igreja no Brasil, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) criou uma comissão voltada para preparar a celebração do Jubileu nas dioceses e motivar a participação dos brasileiros nos eventos jubilares em Roma. Segundo o Dicastério para a Evangelização, são esperados cerca de 200 mil peregrinos brasileiros na capital italiana em 2025.
COMO PARTICIPAR?
Muitos grupos já estão se organizando para participar dos eventos jubilares em Roma, seja por meio de agências de viagens, seja por conta própria. Independentemente da modalidade da viagem, é importante se registrar como peregrino no site oficial iubilaeum2025.va ou no aplicativo Iubilaeum25 (disponível na App Store para iOS e da Play Store para Android).
Por esses canais, é possível acessar todas as últimas notícias sobre o Jubileu 2025 e registrar-se como peregrino, bem como se inscrever nos eventos do Jubileu e nas peregrinações à Porta Santa.
Também é possível participar como voluntário do Jubileu, auxiliando no atendimento aos peregrinos por uma ou mais semanas e para eventos específicos da programação. As informações e inscrições também estão disponíveis no site oficial.
HINO
O hino oficial do Jubileu 2025 é de autoria de Pierangelo Sequeri e a música foi composta por Francesco Meneghello. A versão em língua portuguesa foi feita por António Cartageno e, no Brasil, ganhou uma versão dirigida pelo maestro Delphim Rezende Porto, pelo Padre José Weber e por Regiane Martinez, da São Paulo Schola Cantorum.
Segundo o maestro Delphim, o Hino do Jubileu da Esperança expressa a alegria e a festividade do povo brasileiro, tornando-se “um registro solene, mas muito vibrante, que deseja congregar as diferentes assembleias litúrgicas do País”.
CALENDÁRIO GERAL DO JUBILEU 2025
DEZEMBRO 2024
24: Abertura da Porta Santa da Basílica de São Pedro
JANEIRO 2025
24 a 26: Jubileu do Mundo das Comunicações
FEVEREIRO
8 e 9: Jubileu das Forças Armadas, Polícia e Segurança
16 a 18: Jubileu dos Artistas
21 a 23: Jubileu dos Diáconos
MARÇO
8 e 9: Jubileu do Mundo do Voluntariado
28: As 24 horas para o Senhor
28 a 30: Jubileu dos Missionários da Misericórdia
ABRIL
5 e 6: Jubileu dos Enfermos e o Mundo da Saúde
25 a 27: Jubileu dos Adolescentes
28 a 30: Jubileu das Pessoas com Deficiência
MAIO
1 a 4: Jubileu dos Trabalhadores
4 e 5: Jubileu dos Empresários
10 e 11: Jubileu das Bandas Musicais
16 a 18: Jubileu das Irmandades
24 e 25: Jubileu das Crianças
30 de maio a 1º de junho: Jubileu das Famílias, dos Avós e dos Idosos
JUNHO
7 e 8: Jubileu dos Movimentos, Associações e Novas Comunidades
9: Jubileu da Santa Sé
14 e 15: Jubileu do Desporto
20 a 22: Jubileu dos Governantes
23 e 24: Jubileu dos Seminaristas
25: Jubileu dos Bispos
26 e 27: Jubileu dos Sacerdotes
28: Jubileu das Igrejas Orientais
JULHO
28 de julho a 3 de agosto: Jubileu dos Jovens
SETEMBRO
15: Jubileu da Consolação
20: Jubileu dos Operadores de Justiça
26 a 28: Jubileu dos Catequistas
OUTUBRO
5: Jubileu dos Migrantes
8 e 9: Jubileu da Vida Consagrada
11 e 12: Jubileu da Espiritualidade Mariana
18 e 19: Jubileu do Mundo Missionário
30 de outubro a 2 de novembro: Jubileu do Mundo Educativo
NOVEMBRO
16: Jubileu dos Pobres
21 a 23: Jubileu dos Coros
DEZEMBRO
14: Jubileu dos Reclusos