Jubileu do Esporte: ‘Toda boa atividade humana reflete a beleza de Deus’

@vaticanmedia

O esporte requer “um movimen­to do eu em direção ao outro”, disse o Papa Leão XIV na missa do domingo, 15, Solenidade da Santíssima Trinda­de, na Basílica de São Pedro.

“O binômio Trindade-Esporte não é exatamente usado com frequên­cia, mas a justaposição não está fora de lugar. Na verdade, toda boa ativi­dade humana traz em si um reflexo da beleza de Deus, e o esporte certamen­te está entre elas”, disse ele, conhecido por suas habilidades como jogador de tênis.

A reflexão foi no contexto do Jubi­leu do Esporte, realizado ao longo do último fim de semana. O Papa saudou diferentes atletas, profissionais e ama­dores, além de líderes de federações esportivas.

“Em uma sociedade marcada pela solidão, na qual o individualismo exasperado deslocou o centro de gra­vidade do ‘nós’ para o ‘eu’, acabando por ignorar o outro, o esporte – espe­cialmente quando é baseado em equi­pes – ensina o valor da colaboração, de caminhar juntos”, afirmou o Santo Padre.

Além disso, “em uma sociedade competitiva, na qual parece que ape­nas os fortes e os bem-sucedidos me­recem viver, o esporte também ensina a perder, confrontando o ser humano, na arte da derrota, com uma das ver­dades mais profundas de sua condi­ção: fragilidade, limitação, imperfei­ção”, disse ele.

APELO PELA PAZ

Após a missa, o Papa saiu à Pra­ça São Pedro e, diante dos fiéis que esperavam fora, rezou a tradicional oração mariana do Angelus. Ele tam­bém renovou seu apelo pela paz, com menção, em especial, a Mianmar e ao Sudão do Sul. Também recordou o Oriente Médio – onde os embates entre Israel e Irã se agravaram nos úl­timos dias – e a Ucrânia.

“Também gostaria de enfatizar que o esporte é uma forma de construir a paz, pois é uma escola de respeito e justiça, que faz crescer a cultura do en­contro e da fraternidade”, disse o Pon­tífice. “Irmãs e irmãos, eu os incentivo a praticar esse estilo conscientemente, opondo-se a todas as formas de vio­lência e opressão”

Deixe um comentário