A Sala de Imprensa da Santa Sé publicou, no sábado, 20, um comunicado a respeito da realização do primeiro Consistório extraordinário do pontificado do Papa Leão XIV, a ser realizado no Vaticano nos dias 7 e 8 de janeiro de 2026.

O encontro será marcado pela comunhão e fraternidade, bem como por momentos dedicados à reflexão, ao compartilhamento de ideias e à oração, tudo com a finalidade de promover um discernimento comum e oferecer apoio e conselhos ao Santo Padre no exercício da sua alta e empenhativa responsabilidade no governo da Igreja universal.
O Consistório se insere no contexto da vida e da missão da Igreja e pretende fortalecer a comunhão entre o Bispo de Roma e os cardeais, chamados a colaborar de maneira especial na solicitude pelo bem da Igreja universal.
No dia 13 de junho passado, se realizou um Consistório ordinário público para o voto de algumas causas de canonização.
Os Consistórios são reuniões do Colégio Cardinalício convocados pelo Papa para ajudá-lo no governo da Igreja e se dividem em ordinários e extraordinários: os primeiros se realizam com os cardeais residentes em Roma, enquanto dos extraordinários devem participar todos os cardeais. O Consistório para a criação de cardeais é o ordinário público.
Fonte: Vatican News





