
O Papa Leão XIV recebeu em audiência privada, no Vaticano, o irlandês David Ryan, sobrevivente de abusos sexuais sofridos durante a infância em instituições educacionais da Irlanda. O encontro ocorreu na segunda-feira, 2, e, segundo noticiou o Vatican News, foi marcado por escuta atenta, acolhimento e comoção por parte do Pontífice.
Durante a audiência, o Papa ouviu também o testemunho sobre o irmão de David, Mark Ryan, igualmente vítima de abusos, que faleceu em 2023. Ao final do encontro, David afirmou que sentiu que o Papa compreendeu verdadeiramente o seu sofrimento.
Na ocasião, o irlandês presenteou o Santo Padre com um broche que representa a cruz de Santa Brígida, padroeira da Irlanda, cuja festa era celebrada naquele dia, e mostrou uma fotografia com o irmão falecido. Também participou do encontro Deirdre Kenny, representante de uma organização de apoio a sobreviventes de abusos.
Este não foi o primeiro encontro de Leão XIV com vítimas de abusos. Em outubro de 2025, o Pontífice recebeu no Vaticano seis membros do conselho diretor da ECA Global, associação internacional de direitos humanos que desenvolve ações de apoio e defesa de pessoas que sofreram abusos. Em novembro do mesmo ano, encontrou-se com 15 vítimas provenientes da Bélgica.
As audiências se inserem no conjunto de iniciativas da Igreja voltadas à escuta, ao acompanhamento e à atenção pastoral às pessoas afetadas por abusos, em consonância com o que o Papa afirmou no recente Consistório extraordinário, ao destacar que é inaceitável que pessoas que sofreram abusos não se sintam acolhidas e acompanhadas no âmbito eclesial.





