O Papa e o presidente ucraniano já haviam se encontrado em julho, também em Castel Gandolfo, à margem da Conferência para a Reconstrução da Ucrânia, realizada em Roma. A paz e a ajuda humanitária foram temas tratados na ocasião, bem como a urgência de uma paz justa e duradoura e a disposição do Vaticano em auxiliar nas negociações.

Na manhã desta terça-feira, 9 de dezembro de 2025, o Santo Padre Leão XIV recebeu em audiência em sua residência em Castel Gandolfo, Sua Excelência o Sr. Volodymyr Zelenskyy, presidente da Ucrânia,
Durante o cordial colóquio, que teve como foco a guerra na Ucrânia, o Santo Padre reiterou a necessidade de continuar o diálogo e renovou sua firme esperança de que as iniciativas diplomáticas em curso possam levar a uma paz justa e duradoura.
Ademais, não faltou referência à questão dos prisioneiros de guerra e à necessidade de garantir o retorno das crianças ucranianas às suas famílias.
O Papa e o presidente ucraniano já haviam se encontrado em julho, também em Castel Gandolfo, à margem da Conferência para a Reconstrução da Ucrânia, realizada em Roma. Naquela ocasião, falaram sobre a paz e a ajuda humanitária, sendo também enfatizada a urgência de uma paz justa e duradoura. O Papa Leão XIV também havia reafirmado a disposição do Vaticano em auxiliar nas negociações.
Fonte: Vatican News




