No Vaticano, presépio deste ano busca reviver a cena da primeira manjedoura de São Francisco

Vatican Media

O presépio do Natal de 2023 no Vaticano evocará a primeira manjedoura viva, que foi criada por São Francisco de Assis, na Itália, em 1223.

O presépio da Praça São Pedro, que é diferente a cada ano, será inaugurado em uma cerimônia no dia 9 de dezembro. A árvore de Natal também será acesa pela primeira vez nesta temporada, no mesmo evento, e toda representação natalina permanecerá no local até 7 de janeiro de 2024, festa do Batismo do Senhor.

As meditações de São Francisco sobre a vida de Cristo durante sua visita à Terra Santa o levaram a criar uma representação do nascimento de Jesus no Natal em Greccio, a 80 quilômetros de Roma, em 1223, dando, assim, origem ao presépio. O Natal de 2023 marca, portanto, os 800 anos da iniciativa do Santo que se consolidou como uma tradição entre os católicos do mundo inteiro.

Além das tradicionais figuras de Maria, José, o Menino Jesus, o boi e o burro, as estátuas de terracota pintadas em tamanho real retratarão São Francisco e alguns dos principais personagens que o ajudaram a criar a primeira representação viva.

A estrutura por trás das figuras será a rocha ainda presente no santuário católico de Greccio e o afresco pintado acima dela. A paisagem circundante e os quatro santuários franciscanos daquela área também serão retratados.

Fonte: Catholic News Agency – CNA

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários