Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

No verão europeu, Leão XIV se hospeda na residência de férias de Castel Gandolfo 

Vatican Media

Tradicional residência de verão dos papas, o vilarejo de Castel Gandolfo recebeu com alegria o Papa Leão XIV. Ele se transferiu do Vaticano para lá na segunda-feira, 7, tornando-se o 16º papa a se hospedar no local, cuja paisagem é famosa pelos jardins pontifícios, de 55 hectares, e pelo Lago Albano, ao centro das colinas romanas. 

De acordo com o Vaticano, o primeiro Papa a passar um período em Castel Gandolfo foi Urbano VII “Barberini”, em 10 de maio de 1626. O último foi Bento XVI, que, assim como São João Paulo II, gostava muito de descansar na Vila. O Papa Francisco visitou o palácio em três ocasiões, mas nunca pernoitou. Ele preferia passar os períodos de descanso em Roma mesmo, transformando o palácio apostólico de Castel Gandolfo em um museu. 

Também os jardins privados passaram a ser abertos para visitas do público, em horários determinados, a partir de 2016. Além disso, Francisco criou ali o “Borgo Laudato Sì”, uma fazenda de agricultura ecológica e experimental, coordenada pelo Cardeal Fabio Baggio. 

Sem reverter as decisões de Francisco, o Papa Leão XIV quis passar um período de repouso em Castel Gandolfo, mas hospedando-se em um edifício anexo – anteriormente destinado a outros hóspedes, como os cardeais –, e não no palácio. O Pontífice foi somente acompanhado de seu secretário pessoal, o Padre Edgard Iván Rimaycuna Inga, e alguns outros assistentes e seguranças. 

Espera-se que, neste período, ele possa se dedicar à oração, aos esportes e à elaboração de documentos. No domingo, 13, está prevista a celebração da Eucaristia na Paróquia de São Tomás de Villanova, no vilarejo, e a oração do Angelus ao meio-dia da sacada do palácio papal. Em 20 de julho, ele celebrará na Catedral de Albano, cidade vizinha, e fará o Angelus em Castel Gandolfo. Ele voltará para Roma em seguida, para celebrar o Jubileu dos Jovens, mas em agosto passará outro fim de semana no vilarejo. 

Deixe um comentário