Encerrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, como é tradição, o Papa Francisco presidiu a oração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no sábado, 25, em Roma. A cerimônia solene é realizada juntamente com representantes de outras tradições cristãs do Oriente e do Ocidente.
“Crês nisto?” foi a questão que orientou a Semana deste ano, uma referência ao Evangelho segundo São João (11,26). “Esta mensagem de esperança está no centro do Jubileu que iniciamos”, disse o Papa. “O apóstolo Paulo, cuja conversão a Cristo recordamos hoje, dizia aos cristãos de Roma: ‘A esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado nos nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado’ (Rm 5, 5). Todos nós – todos! – recebemos o mesmo Espírito, e este é o fundamento do nosso caminho ecumênico”.
O Bispo de Roma fez menção ao aniversário de 1700 anos do Concílio Ecumênico de Niceia, do qual surgiu a primeira oração do “Creio”, e afirmou aos líderes religiosos presentes que a Igreja Católica está disposta a trabalhar para que a Páscoa seja celebrada por todos na mesma data.
“De modo providencial, este ano, precisamente durante o aniversário ecumênico, a Páscoa será celebrada no mesmo dia tanto no calendário gregoriano como no juliano. Renovo o meu apelo para que esta coincidência sirva de estímulo a todos os cristãos para darem resolutamente um passo rumo à unidade, em torno de uma data comum, uma data para a Páscoa”, disse ele.