O Sínodo escuta as experiências dos párocos

Foto: Arquidiocese de Passo Fundo

Convidados pelos bispos de diversas partes do mundo, 300 párocos se reúnem esta semana em uma casa de retiros em Sacrofano, nos arredores de Roma, para participar de um encontro de diálogo, oração e discernimento. O evento, que prossegue até a quinta-feira, 2, é organizado pela Secretaria Geral do Sínodo em colaboração com o Dicastério para o Clero e o Dicastério para as Igrejas Orientais.

Trata-se de uma resposta a um pedido de muitos párocos que participam do atual processo sinodal, no contexto do Sínodo sobre a Igreja sinodal. Eles diziam que carecem de oportunidades para partilhar seus pensamentos e experiências de vida e de pastoral. Com o consentimento do Papa Francisco, a Secretaria Geral convidou, portanto, alguns representantes que refletem a universalidade da Igreja, provenientes de diferentes contextos – rurais, urbanos e multiculturais.

O encontro “Os párocos pelo Sínodo” também tem como objetivo ajudá-los a compreender que o processo sinodal pode, e deve, ser aplicado no dia a dia das igrejas locais. A contribuição oferecida pelos párocos, após reflexão, conversas espirituais e celebrações litúrgicas, será uma das fontes principais para preparar o Instrumentum laboris (instrumento de trabalho) da assembleia sinodal a ser realizada em outubro, no Vaticano.

Na quinta-feira, 2, os padres partem juntos de Sacrofano e voltam a Roma, onde terão um momento de encontro e diálogo com o Papa Francisco.

Representando a Igreja do Brasil, há quatro sacerdotes: Padre Eliezer Cézar de Paica, da Diocese de Imperatriz (MA); Padre Ricardo Pinto, da Arquidiocese de São Paulo; Padre Ivanir Antonio Rampon, da Arquidiocese de Passo Fundo (RS); e Padre Vitor Hugo Silva do Espírito Santo, da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários