Os dois eventos jubilares serão realizados neste final de semana e contarão com conferências, manifestações artísticas e eventos espirituais. No sábado, 04, está prevista a audiência jubilar com o Papa e, no domingo, 05, a missa presidida por Leão XIV, ambas na Praça São Pedro.

No sábado, 04, e no domingo, 05, serão celebrados em Roma o Jubileu do Mundo Missionário e o Jubileu dos Migrantes, organizados em colaboração com o Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e o Dicastério para a Evangelização, Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares.
O programa do Jubileu do Mundo Missionário
O evento jubilar, que envolverá peregrinos de cerca de 100 países, é dedicado especialmente a todos os missionários leigos e religiosos, aos agentes pastorais em missão, aos fidei donum e às várias organizações ligadas ao mundo missionário. Entre os países mais representados, além da Itália, estão o Brasil, os Estados Unidos, Espanha, Polônia, Suíça, França, Argentina, México, Colômbia, Filipinas, Índia e Canadá. Também estarão presentes delegações da Zâmbia, Lesoto, China, Costa Rica, Madagascar e Ilhas Maurício.
O Jubileu terá início na manhã de sábado com a audiência jubilar do Papa, prevista para as 10h na Itália, 5h no Horário de Brasília, na Praça São Pedro. À tarde, os participantes poderão viver a peregrinação à Porta Santa da Basílica de São Pedro, seguida do Encontro Missionário Internacional intitulado “A Missio ad gentes hoje: rumo a novos horizontes”, na Pontifícia Universidade Urbaniana, organizado pelo Dicastério para a Evangelização, Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares, e pelas Pontifícias Obras Missionárias.
A missa com o Papa
Após o encontro está programada uma vigília pelas missões em várias igrejas e em diferentes idiomas nas áreas próximas ao Vaticano: Santa Maria delle Fornaci (inglês); San Lorenzo in Piscibus (francês); Capela Grande do Colégio Urbano (espanhol); Capela do Centro Internacional de Animação Missionária (português/alemão/chinês). A missa em italiano será celebrada na Capela Casa “Dono di Maria” e na igreja de Santa Maria in Traspontina.
Às 21h do horário local haverá a oração solene do Rosário missionário internacional na Praça São Pedro. No domingo, às 10h30 no horário da Itália, 5h30 no Horário de Brasília, o Papa Leão irá celebrar a missa na Praça São Pedro. À tarde, nos Jardins de Castel Sant’Angelo, será realizada a “Festa dos Povos”, um evento artístico aberto a todos, intitulado “Migrantes e Missionários de esperança entre os povos”. Será uma tarde de música, testemunhos e espetáculos com migrantes, missionários e artistas de todo o mundo, entre os quais, por exemplo, a comunidade indiana latina de Roma, o grupo de jovens da comunidade filipina, os Sorirang da Coreia, a Escola Internacional de Migrantes de Roma, a associação cultural PerùFolk, para uma festa que une a realidade migratória e o mundo missionário, expressão de uma Igreja que acolhe e abraça. A entrada para o evento, nos Jardins do Castelo Sant’Angelo, é gratuita e aberta a todos e será apresentada por personalidades de diferentes nacionalidades: italiana, afegã e indiana.
O Jubileu dos Migrantes: o programa
O Jubileu dos Migrantes irá reunir 10 mil peregrinos de cerca de 95 países, provenientes principalmente da Itália, Brasil, Estados Unidos, Canadá, Suíça, Bélgica, Espanha, Filipinas, Alemanha, Portugal, Índia, México, Colômbia, Venezuela, El Salvador, Bangladesh, Nigéria, Albânia, Romênia, Madagascar, Eritreia, Togo, Cabo Verde e Ilhas Maurício. Para o evento está prevista a audiência jubilar no sábado (04/10), a peregrinação à Porta Santa e a missa dominical presidida pelo Papa. O Jubileu termina à tarde com a “Festa dos Povos”, organizada, entre outros, por uma mesa constituída por várias realidades católicas que trabalham com e para migrantes, refugiados e o mundo missionário, e promovida pelo Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral e pelo Dicastério para a Evangelização, Seção para a Primeira Evangelização e as Novas Igrejas Particulares.
Fonte: Vatican News