Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Papa às religiosas: sigam a doce pedagogia da Sagrada Família

No encontro com representantes de quatro institutos religiosos, Leão XIV convida que renovem seu compromisso para que em suas casas, seguindo os exemplos da Sagrada Família, floresçam as virtudes domésticas e se mantenha vivo o amor

Fotos: Vatican Media

Na manhã do sábado, 23, o Papa Leão XIV recebeu no Vaticano as participantes dos Capítulos Gerais de quatro Institutos: Missionárias Filhas da Sagrada Família de Nazaré, Instituto Filhas de Nazaré, Instituto Apóstolas da Sagrada Família, e Irmãs da Caridade de Santa Maria (Irmãs do Bom Conselho).

Depois de recordar que a Assembleia se realiza durante o Jubileu da Esperança, Papa Leão XIV falou sobre as diferentes origens das fundações das religiosas presentes, sempre ligadas à vida de homens e mulheres de Deus que, com coragem, responderam “sim” ao chamado: José Manyanet, María Encarnación Colomina, Maria Luigia Angelica Clarac, Giuseppe Guarino, Carmela Auteri, Teresa Ferrara, Agostino de Montefeltro. Porém disse em seguida “há uma característica que muitas de vocês compartilham: o desejo de viver e transmitir aos irmãos os valores da Sagrada Família de Nazaré, lar de oração, forja do amor e modelo de santidade”.

“São Paulo VI, durante sua viagem à Terra Santa”, disse o Pontífice, “ao falar aos fiéis na Basílica da Anunciação, expressou seu desejo de que, ao olhar para Jesus, Maria e José, se pudesse compreender cada vez mais a importância da família, sua comunhão de amor, sua beleza simples e austera, seu caráter sagrado e inviolável, sua doce pedagogia e sua função natural e insubstituível na sociedade”. Acrescentando que hoje tudo isso é muito necessário.

UM TESTEMUNHO ÀS FAMÍLIAS

“A família, em nossos dias, precisa mais do que nunca ser ajudada, promovida e animada; com a oração, com o exemplo e com uma ação social diligente, disposta a socorrê-la em suas necessidades”.

Nesse sentido, continuou o Santo Padre, “o testemunho carismático e o trabalho que vocês realizam como consagradas podem fazer muito. Por isso, as convido a refletir sobre o que seus institutos têm feito, ao longo do tempo, em favor das famílias — crianças, mães e pais, idosos e jovens — e a renovar seu compromisso para que, como diz a liturgia, em nossas casas, ‘seguindo os exemplos da Sagrada Família’, floresçam ‘as virtudes domésticas e se mantenha vivo o amor’”.

Por fim, Leão XIV disse às presentes “continuem as obras que lhes foram confiadas ‘sendo família’ e estando próximas das pessoas que assistem, com a oração, a escuta, o conselho e a ajuda, para cultivar e difundir, nas diferentes realidades em que atuam, o espírito da casa de Nazaré”.

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário