Após o Angelus, o Papa mencionou sua preocupação e solidariedade com todos os doentes infectados pela varíola dos macacos, também conhecida como “monkeypox” ou Mpox. Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a doença está se espalhando para além das áreas onde é considerada endêmica.
“Rezo por todos os contagiados, especialmente pela população da República Democrática do Congo tão provada. Expresso a minha proximidade às Igrejas locais dos países mais atingidos por esta doença e encorajo os governos e as indústrias privadas a partilharem a tecnologia e os tratamentos disponíveis para que ninguém fique sem cuidados médicos adequados”, disse o Papa.
Separadamente, Francisco também rezou pela Nicarágua, país centro-americano em que os cristãos vêm sendo perseguidos pelo governo ditatorial de Daniel Ortega e Rosario Murillo.
“Ao amado povo da Nicarágua: encorajo-os a renovar a vossa esperança em Jesus. Lembrem-se de que o Espírito Santo guia sempre a história rumo a projetos mais nobres. Que a Virgem Imaculada vos proteja nos momentos de provação e vos faça sentir a sua ternura de mãe. Que Nossa Senhora acompanhe o amado povo da Nicarágua”, expressou.
Como tem feito todo domingo, o Sucessor de Pedro também rezou pela paz, lembrando, em particular, da Ucrânia, Rússia, Israel, Palestina e Mianmar.