O Papa Francisco enviou um telegrama de pesar, neste sábado, 10, à Rainha Elizabeth II pela morte de seu esposo o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, nesta sexta-feira, 9, aos 99 anos.
No telegrama, enviado ao Palácio de Buckingham, em Londres, assinado pelo secretário de Estado, cardeal Pietro Parolin, o Papa expressa as mais sinceras condolências à Sua Majestade e aos membros da Família Real.
“Lembrando a dedicação do Príncipe Philip ao matrimônio e à família, sua eminente história de serviço público e seu compromisso com a educação e a promoção das gerações futuras”, o Papa “o confia ao amor misericordioso de Cristo nosso Redentor”.
Sobre a Rainha e todos aqueles que choram a morte do Príncipe Philip na esperança segura da Ressurreição, Francisco invoca as bênçãos de consolação e paz do Senhor.
Toda a Grã-Bretanha está de luto pelo falecimento do Príncipe Philipe. Oito dias de luto nacional serão observados e o funeral do consorte de Elizabeth II será celebrado de forma estritamente privada. De acordo com o seu desejo, não haverá funeral oficial.
O rito fúnebre, segundo informações ainda não confirmadas, deve ser celebrado na Capela de São Jorge no Castelo de Windsor. Será ainda mais “simples” do que ele pediu, devido à pandemia, informaram fontes da família real. Enquanto isso, todo o país vive ao lado da amada Rainha Elizabeth neste momento de profunda dor.
(Fonte: Vatican News)