Papa: Ser compreensivo e capaz de mudar de opinião

Vatican Media

“Sou capaz de mudar de opinião? Posso ser compreensivo e compassivo ou mantenho-me firme em minhas posições?”, questionou o Papa Francisco durante a oração do Angelus do domingo, 20. “Há alguma rigidez em meu coração? O que não é firmeza: rigidez é ruim, firmeza é boa. Como está a minha fé?”

As perguntas foram lançadas enquanto ele refletia sobre a passagem do Evangelho segundo São Mateus (15,21-28) em que Jesus encontra uma mulher cananeia, fora do território de Israel. Segundo o relato bíblico, a mulher pede a Cristo que ajude sua filha a se libertar de um demônio – pedido que Ele, inicialmente, não atende, pois sua missão, dizia, era destinada ao povo judeu. Diante da argumentação da mulher, entretanto, Jesus muda de ideia: “Mulher, grande é a sua fé! Que aconteça para você como deseja”, afirma.

Essa mudança de opinião e comportamento por parte de Cristo levou o Papa Francisco a propor uma reflexão pessoal. “A cananeia se aproxima, se prostra, insiste, estabelece um diálogo com Jesus, supera todo obstáculo para poder falar com Ele. Aí está a concretude da fé, que não é uma etiqueta religiosa, mas uma relação pessoal com o Senhor”, disse o Papa.

Ter fé – continuou – não é um fato feito de palavras, mas de oração. “Minha fé para nos conceitos e palavras ou é verdadeiramente vivida, com a oração e as ações?”, comentou o Pontífice. “Sei dialogar com o Senhor, sei insistir com Ele, ou me contento com recitar qualquer fórmula bonita?” 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários