Pontífice está internado desde a sexta-feira, 14, diagnosticado com pneumonia

A Sala de Imprensa da Santa Sé divulgou na tarde da quarta-feira, 19, mais uma atualização sobre as condições de saúde do Papa Francisco, que está internado no Hospital Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, desde a sexta-feira, 14.
“As condições clínicas do Santo Padre estão estáveis. Os exames de sangue, avaliados pela equipe médica, mostram uma leve melhora, especialmente nos índices inflamatórios”, lê-se no boletim.
Na sexta-feira, a intensificação dos sintomas de uma bronquite, com consequentes dificuldades para respirar, levaram à internação de Francisco, de 88 anos. Exames posteriores revelaram que ele estava com uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, uma condição que ocorre quando mais de um microrganismo (vírus, bactéria ou fungo) afeta o sistema respiratório. Na terça-feira, 18, após uma tomografia computadorizada do tórax, constatou-se um quadro de pneumonia.
Conforme o mais recente boletim da Santa Sé, na quarta-feira o Papa manteve a rotina de leitura a jornais e “se dedicou às atividades de trabalho com seus colaboradores mais próximos. Antes do almoço, recebeu a Eucaristia”.

À tarde, Francisco recebeu a visita da primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, “com quem ficou em conversa privada por 20 minutos”, informa a Santa Sé.
“Estou muito feliz por tê-lo encontrado atento e receptivo. Nós brincamos como sempre. Ele não perdeu seu proverbial senso de humor”, assegurou Giorgia Meloni, em um comunicado do Palazzo Chigi.
A primeira-ministra italiana foi ao hospital Policlínico Gemelli para transmitir ao Pontífice seus desejos de recuperação “em nome de todo o governo e de toda a nação”, conclui a nota.
Ainda não é previsão de alta hospitalar do Papa. Todos os seus compromissos públicos para os próximos dias estão cancelados.
(Com informações de Vatican News)