Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Para os 95 anos, a Rádio Vaticano renova a sua identificação sonora

Para os 95 anos, a Rádio Vaticano renova a sua identificação sonora - Jornal O São Paulo
Reprodução Vatican News

Por ocasião do 95.º aniversário da sua fundação, a 12 de fevereiro de 2026, a Rádio Vaticano – Vatican News renova um dos elementos mais reconhecíveis da sua identificação: a identificação sonora, o logotipo musical que sempre acompanhou os ouvintes da emissora do Papa.

Trata-se de um projeto concebido para celebrar esta data histórica com um símbolo que une tradição e contemporaneidade. O novo sistema de identificação foi confiado ao maestro Marcello Filotei, da redação de Programas Musicais guiada pelo maestro Pierluigi Morelli, e acompanhará os ouvintes durante todo o dia 12 de fevereiro, passando depois a fazer parte da programação regular.

A Rádio Vaticano introduzirá um novo sistema de identificação que acompanhará a histórica orquestração do “Christus Vincit”, realizada pelo maestro Alberico Vitalini, do tema do compositor checoslovaco Jan Kunc, que sempre foi um elemento distintivo e reconhecível da identidade sonora da emissora.

O tema original do “Christus Vincit” foi reelaborado numa versão moderna, mantendo uma ligação direta com a tradição e oferecendo, ao mesmo tempo, uma nova roupagem sonora capaz de dialogar com a sensibilidade contemporânea.

“A Rádio Vaticano cultiva desde sempre, também no seu jingle, uma relação especial com a música que define a sua identidade”, sublinha Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação. “A música fala-nos daquela harmonia dinâmica, nunca igual a si mesma, que todos procuramos nas nossas vidas. Gera ressonâncias que se transformam em diálogo, diálogo que se transforma em comunhão e memória que se torna vida. Celebrar hoje os 95 anos da nossa rádio revisitando as identificações de rede tem para nós precisamente este significado. Condensar em poucos segundos de ícone sonoro uma história em que identidade e comunhão se fundem, crescem juntas e nos fazem sentir em casa”.

O projeto prevê quatro identificações principais, todas baseadas no tema “Christus Vincit”, cada uma concebida para acompanhar um momento diferente do dia radiofônico: uma versão dedicada ao despertar, uma para a manhã, uma para a tarde e uma para a noite.

A estas juntam-se duas identificações curtas (short): a primeira utiliza o início do tema, a segunda retoma o final, criando uma ligação imediata e reconhecível com a identidade sonora original.

“Foi um exercício de equilíbrio entre tradição e novidade”, destaca o maestro Marcello Filotei. “Como caminhar numa corda esticada entre dois arranha-céus, tentando não cair no óbvio. Modernizar não significa abandonar o passado, mas reinterpretá-lo com novos olhos”.

Além disso, o maestro Pierluigi Morelli criou uma identificação especial que remete para a orquestração do período barroco, evocando uma dimensão histórica e musical que se insere harmoniosamente na tradição da Rádio do Papa.

Todos as identificações serão transmitidas simultaneamente (hora de Roma) tanto pelo canal em língua italiana como pelas 30 rádios web da Rádio Vaticano, numa experiência de audição partilhada em nível global.

Para o vice-diretor editorial responsável da Rádio Vaticano – Vatican News, Massimiliano Menichetti, “com esta renovação proposta e realizada pelos Programas Musicais, a emissora relembra e relança em tom sonoro a missão da emissora pontifícia, destacando a ponte entre o passado e o presente à luz da fé”.

A programação será a seguinte:

7h00 – 9h00 Identificação Despertar
9h00 – 11h00 Identificação Manhã
12h00 Identificação histórica orquestração de Alberico Vitalini
14h00 – 18h00 Identificação Tarde
24h Identificação histórica orquestrada por Alberico Vitalini
24h00 – 6h Identificação Noite

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário