Unidade dos Cristãos: ‘Todo batizado pertence ao corpo de Cristo’

Vatican Media

Com a presença do Arcebispo de Cantuária, o anglicano Justin Welby, o Papa Francisco encerrou a Semana de Oração pela Unidade de Cristãos na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, com a celebração das Vésperas da quinta-feira, 25. O tema da Semana deste ano era a passagem do Evangelho segundo Lucas sobre o “bom samaritano,” na qual Jesus conta a parábola e dá um mandamento central na vida cristã: “Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma, com todas as tuas forças e com todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.” (Lc 10,27)

“Só o amor que se torna serviço gratuito, só esse amor que Jesus proclamou e viveu, aproximará os cristãos separados uns dos outros”, afirmou o Papa Francisco. “Sim, só este amor, que não volta ao passado para tomar distância ou apontar o dedo, só este amor que, em nome de Deus, antepõe o ir mão à férrea defesa do próprio sistema religioso, só este amor… nos unirá. Primeiro o irmão, depois o sistema.”

Como é tradição, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos reúne fiéis de diferentes confissões cristãs em torno de um mesmo propósito , a busca da unidade, em meditação a um texto bíblico em comum. Francisco recordou que é o Batismo que unifica todos os cristãos. “Porque todo batizado pertence ao mesmo Corpo de Cristo, e mais, porque toda pessoa no mundo é meu irmão, minha irmã, e todos compõem a sinfonia da humanidade, da qual Cristo é primogênito e redentor.”

O Arcebispo Welby, primaz da comunhão Anglicana – líder inferior somente ao monarca britânico na hierarquia de sua igreja – foi a Roma para fechar a Semana, mas também para, com o Bispo de Roma, o Papa, enviar duplas de bispos, entre católicos e anglicanos, em missão por 27 países, “para testemunhar a unidade dos cristãos.” O gesto recorda a partida histórica de Santo Agostinho de Cantuária, primeiro Arcebispo de Cantuária e monge beneditino enviado pelo Papa São Gregório Magno, em 597, para evangelizar o mundo anglófono.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários