O frutuoso e marcante pontificado de Bento XVI

Em quase 8 anos à frente da Igreja, o Pontífice fez discursos marcantes, tocou ao coração dos fiéis em mensagens e audiências e peregrinou com mensageiro da paz por diferentes países. Veja um cronograma do pontificado:

O frutuoso e marcante pontificado de Bento XVI, Jornal O São Paulo

2005

ABRIL

19 O Cardeal Joseph Ratzinger é eleito como o novo papa da Igreja Católica, assumindo o nome de Bento XVI. “Depois do grande Papa João Paulo II, os senhores cardeais elegeram-me a mim, um simples e humilde trabalhador da vinha do Senhor”, foram as suas primeiras palavras como papa.

20 Primeira mensagem do novo Papa. Bento XVI concelebra uma missa solene com os cardeais que o elegeram, em latim, na Capela Sistina, tendo afirmado “com força” a sua vontade de “prosseguir a obra do Concílio Vaticano I” e de João Paulo II.

24 Missa de início do pontificado.

27 Na primeira audiência geral, Bento XVI sublinha raízes cristãs da Europa e explica a escolha do seu nome: “Bento evoca a extraordinária figura de São Bento, um ponto de referência para a unidade da Europa e as irrenunciáveis raízes cristãs da sua cultura e civilização”.

MAIO

12 Pela primeira vez no seu pontificado, o Papa concede uma audiência a todo o corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, num total de 174 representações.

13 Na memória litúrgica de Nossa Senhora de Fátima, Bento XVI anuncia o início imediato do processo de canonização de João Paulo II, 42 dias depois da morte do seu predecessor.

29 Realiza a primeira viagem do pontificado: Visita Pastoral a Bari para a conclusão do 24º Congresso Eucarístico Nacional italiano.

JUNHO

01 O Papa anuncia a decisão de confiar à editora do Vaticano (Libreria Editrice Vaticana) a tutela de todos os direitos de autor e os direitos exclusivos de utilização econômica dos seus escritos.

JULHO

03 Após a recitação do Ângelus, Bento XVI pede aos países do G8 que adotem medidas concretas para “erradicar a pobreza e ajudar a um verdadeiro desenvolvimento da África”.

07 Bento XVI condena atentados terroristas que atingiram a cidade de Londres, na Inglaterra, classificando-os como “atos bárbaros contra a humanidade”.

AGOSTO

18 a 21 Primeira viagem do Papa fora da Itália. Bento XVI participa da 20a Jornada Mundial da Juventude, em Colônia (Alemanha).

SETEMBRO

24 Bento XVI recebe o teólogo Hans Küng (Tubingen), conhecido pelas suas posições polêmicas relativamente ao ensinamento da Igreja. Segundo comunicado da Santa Sé, o Papa e Küng encontraram-se “num clima amigável”.

30 Bento XVI visita o Hospital Pediátrico Menino Jesus, propriedade da Santa Sé.

OUTUBRO

15 O Papa reúne-se com 100 mil crianças no Vaticano.


16 O canal público polaco, TVP, transmite a primeira entrevista televisiva de Bento XVI.

23 Encerramento do Sínodo dos Bispos e do Ano da Eucaristia convocado por João Paulo II. Bento XVI canoniza os primeiros santos do seu pontificado: o chileno Alberto Hurtado Cruchaga (1901-1952), os italianos Felice da Nicosia (1715-1787) e Gaetano Catanoso (1879-1963) e ainda os polacos Jozef Bilczewski (1860-1923) e Zygmunt Gorazdowski (1845-1920).

DEZEMBRO

18 Bento XVI efetua a sua primeira visita a uma paróquia como Bispo de Roma.

19 O Papa comenta a onda de violência urbana que varreu a França e pede às sociedades europeias que sejam capazes de desenvolver políticas que integrem todos os cidadãos.

25 Primeiro Natal de Bento XVI como papa. A mensagem de Natal e a bênção Urbi et Orbi foram transmitidas por 111 canais de televisão de 68 países; a Missa da Vigília do Natal foi transmitida por 122 canais de televisão de 74 países.

2006

JANEIRO

01 Profere a mensagem pelo 39º Dia Mundial da Paz: “Na verdade, a paz”.

09 Em discurso ao corpo diplomático acreditado junto da Santa Sé, o Papa evocou o risco de um “choque de civilizações” e frisou que nenhuma circunstância pode justificar os atos terroristas.

11 Três dezenas de crianças, sobreviventes do massacre de Beslan, na Ossétia do Norte, encontram-se com Bento XVI no Vaticano.

12 Bento XVI profere um discurso de apoio à família e à “vida nascente”, pedindo aos governantes que implementem políticas de apoio às mesmas.

16 O rabino-chefe de Roma, Riccardo Di Segni, é recebido pelo Papa no Vaticano.


25 Bento XVI publica a sua primeira encíclica, Deus caritas est (Deus é amor).

MARÇO

01 Uma mensagem de Bento XVI contra o racismo é lida no estádio Artemio Franchi, em Florença (Itália), antes do jogo de futebol entre Itália e Alemanha.

23 Em encontro com o Colégio Cardinalício, Bento XVI confirma a sua preocupação pela reconciliação com os seguidores de Monsenhor Lefèbvre, da Fraternidade São Pio X.

24 Consistório público para a criação de 15 novos cardeais: oito europeus, três asiáticos, dois norte-americanos, um africano e um sul-americano.

ABRIL

09 Celebração da Jornada Mundial da Juventude, na Praça de São Pedro.

MAIO

01 Visita ao Santuário Amor Divino, nos arredores de Roma.

25 a 28 Viagem à Polônia, com visita ao campo de concentração de Auschwitz.

JUNHO

03 Encontro com 400 mil membros de movimentos eclesiais e novas comunidades, na Vigília de Pentecostes.

22 Bento XVI nomeia novo secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Tarcisio Bertone, que substitui o Cardeal Angelo Sodano.

JULHO

8 e 9 Visita Pastoral a Valência (Espanha), para o encerramento do 5º Encontro Mundial das Famílias.

11 Nomeação do Padre Federico Lombardi como diretor da sala de imprensa da Santa Sé, substituindo Joaquín Navarro-Valls.

20 Bento XVI convoca jornada de oração pela paz e pede esforços contra tragédia humana no Oriente Médio.

26 O Vaticano participa, como convidado especial, da Cimeira internacional sobre o Líbano, em Roma.

AGOSTO

13 Entrevista do Papa, concedida à Bayerischer Rundfunk (ARD), ZDF, Deutsche Welle e Rádio Vaticano.

SETEMBRO

01 Bento XVI visita o Santuário do Santo Rosto (Itália).

9 a 14 Viagem à Baviera (Alemanha).

26 O Vaticano anuncia a excomunhão do arcebispo emérito de Lusaka (Zâmbia), Emanuel Milingo, e dos quatro sacerdotes casados que ordenou bispos.

OUTUBRO

16 Canonização de quatro novos santos.

19 Visita apostólica a Verona (Itália).

30 Bento XVI nomeia o então Arcebispo de São Paulo, Cardeal Cláudio Hummes, como Prefeito da Congregação para o Clero.

NOVEMBRO

16 Bento XVI reúne-se com os chefes de Dicastérios da Cúria Romana para uma reflexão sobre o celibato sacerdotal.

28 a 1º de Dezembro – Viagem à Turquia, com visita à Mesquita Azul de Istambul.

DEZEMBRO

25 Nas celebrações de Natal, o Papa apela à paz no Oriente Médio, à defesa da vida e ao fim do fosso mundial entre ricos e pobres.

2007

JANEIRO

O frutuoso e marcante pontificado de Bento XVI, Jornal O São Paulo
No estádio do Pacaembu, na viagem apostólica ao Brasil

01 Leitura da mensagem pelo 40º Dia Mundial da Paz: “A pessoa humana, coração da paz”.

11 Bento XVI condena ataques à família na Itália, por causa da equiparação jurídica ao Matrimônio de outras formas de união civil.

FEVEREIRO

22 Publicação da exortação apostólica pós-sinodal Sacramentum Caritatis, sobre a Eucaristia como fonte e ápice da vida e da missão da Igreja.

MARÇO

18 Visita ao centro de detenção de menores de Casal del Marmo, em Roma.

ABRIL

13 Apresentação do primeiro volume do livro “Jesus de Nazaré”, de Joseph Ratzinger.

27 Ban Ki-Moon, então secretário geral da ONU, anuncia que Bento XVI aceitou o convite que lhe endereçou para visitar a sede das Nações Unidas, em Nova Iorque.

MAIO

9 Início da primeira viagem intercontinental de Bento XVI; chegada a São Paulo, hospedando-se no Mosteiro de São Bento, onde tem os primeiros contatos com os fiéis.

10 Bento XVI tem encontro privado com o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio dos Bandeirantes. No fim da tarde, dirigiu-se ao Memorial da América Latina para dar sua bênção, e em seguida foi para o estádio do Pacaembu para o encontro com 35 mil jovens convidados de todos os estados do Brasil e da América Latina.

11 O Papa celebrou uma missa em São Paulo para 1 milhão e 200 mil pessoas no Campo de Marte, na qual canonizou Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, primeiro santo nascido no Brasil.

12 Bento XVI visitou Fazenda Esperança, em Guaratinguetá (SP), onde falou para a comunidade de ex-dependentes químicos e alcoólicos, sobre o tema das drogas.

13 O Santo Padre celebrou missa na praça exterior do Santuário Nacional de Aparecida (SP), com a participação de cerca de 500 mil fiéis. Depois da celebração, inaugurou a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, cujo tema foi “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida. ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida’”. No mesmo dia, o Papa embarcou de volta ao Vaticano.

JUNHO

3 O Papa proclama quatro novos santos.

26 Bento XVI introduz uma alteração nas normas que presidem a eleição de um novo papa, eliminando a possibilidade da escolha dos cardeais ser tomada por maioria absoluta e não de dois terços.

30 Carta do Papa aos bispos, aos presbíteros, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos da Igreja Católica na China.

JULHO

7 Bento XVI publica o Motu Proprio Summorum Pontificum, sobre a liturgia romana anterior à reforma de 1970.

AGOSTO

19 O Papa oferece 148 mil Euros às populações do Peru, atingidas por um violento terremoto.

SETEMBRO

1 e 2 Visita Pastoral a Loreto (Itália) por ocasião do Ágora dos jovens italianos.

7 a 9 Visita pastoral à Áustria.

OUTUBRO

21 Visita Pastoral a Nápoles (Itália).

NOVEMBRO

6 Bento XVI recebe o rei Abdallah bin Abdulaziz Al Saud, da Arábia Saudita.

24 e 25 Consistório público ordinário para a criação de 23 novos cardeais, entre os quais o Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer .

30 Publicação da encíclica Spe Salvi (Salvos pela esperança).

DEZEMBRO

25 Bento XVI lembra dramas da humanidade na sua mensagem de Natal.


28 O Papa condena o brutal ataque terrorista a Benazir Bhutto.

2008

JANEIRO

1 Leitura da mensagem do 41° Dia Mundial da Paz: “Família humana, comunidade de paz”.

ABRIL

15-21 Viagem aos Estados Unidos e discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.

MAIO

17-18 Visita Pastoral a Savona e Génova (Itália).

JUNHO

14 -15 Visita Pastoral a Santa Maria di Leuca e Brindisi, na região de Apúlia (Itália).

28 Abertura do Ano Paulino, juntamente com o patriarca de Constantinopla, Bartolomeu I.

JULHO

12-21 Viagem a Sydney, Austrália, para a Jornada Mundial da Juventude.

SETEMBRO

7 Visita Pastoral a Cagliari, na ilha da Sardenha (Itália).

12-15 Viagem à França pelo 150º aniversário das aparições marianas em Lourdes.

OUTUBRO

5 a 26 12a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, sobre a Bíblia.

2009

JANEIRO

1 Leitura da mensagem do 42º Dia Mundial da Paz: “Combater a pobreza, construir a paz”.

24 O Papa levanta a excomunhão aos quatro bispos lefebvrianos, incluindo Richard Williamson, que nega o Holocausto.

MARÇO

12 Bento XVI escreve aos bispos de todo o mundo a propósito da remissão dessas excomunhões.

17 a 23 Viagem a Camarões e Angola.

28 Visita aos desalojados em Abruzzo (Itália), depois do abalo sísmico que atingiu a região.

MAIO

8-15 Viagem à Terra Santa: Jordânia, Israel e territórios palestinos.


24 Visita a Cassino e a Montecassino (Itália).

JUNHO

19 Abertura do Ano Sacerdotal.

21 Visita a San Giovanni Rotondo (Itália).

29 Papa celebrou as Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, no Vaticano, marcando o encerramento do Ano Paulino.

JULHO

7 O Papa publica a terceira e última encíclica do pontificado, Caritas in veritate.

SETEMBRO

6 Visita a Viterbo e Bagnoregio (Itália).

26-28 Viagem à República Tcheca.

OUTUBRO

4-25 2ª Assembleia Especial para a África do Sínodo dos Bispos.

NOVEMBRO

8 Visita a Bréscia e Concesio (Itália).

9 O Papa publica a Constituição Anglicanorum coetibus, que abre aos fiéis anglicanos a possibilidade de regressarem à Igreja Católica.

DEZEMBRO

19 Proclamação das “virtudes heroicas” de Pio XII e de João Paulo II, abrindo o caminho à beatificação deste.

2010

O frutuoso e marcante pontificado de Bento XVI, Jornal O São Paulo
Foto: Vatican Media

JANEIRO

1 Leitura da mensagem do43° Dia Mundial da Paz: “Se queres cultivar a paz, preserva a criação”.


17 Visita à Sinagoga de Roma, 24 anos depois de João Paulo II.

27 Bento XVI lembra libertação do campo de concentração de Auschwitz e pede que nunca mais se repita uma tragédia como o Holocausto.

MARÇO

19 Carta aos católicos irlandeses sobre a questão dos abusos sexuais.

ABRIL

17-18 Viagem a Malta.

MAIO

2 Visita a Turim para a exposição pública do Santo Sudário.

11-14 Viagem a Portugal, com passagens por Lisboa, Fátima e Porto.

JUNHO

4-6 Viagem ao Chipre e entrega do Instrumento de Trabalho para o Sínodo dos Bispos sobre o Oriente Médio.

JULHO

4 Visita a Sulmona (Itália).

SETEMBRO

5 Visita a Carpineto Romano (Itália), por ocasião do 200° aniversário do nascimento do papa Leão XIII.

16-19 Viagem ao Reino Unido.

30 Exortação pós-sinodal Verbum Domini, sobre a Palavra de Deus na Igreja.

OUTUBRO

3 Visita a Palermo, Sicília (Itália).

10-24 Sínodo dos Bispos para o Oriente Médio.

12 Instituição do Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização.

17 Canonização de seis novos santos.

NOVEMBRO

6-7 Viagem a Santiago de Compostela e Barcelona (Espanha), onde consagra a Basílica da Sagrada Família.


23 Publicação do livro “Luz do mundo. O Papa, a Igreja e os sinais do tempo”, resultante de entrevista ao jornalista alemão Peter Seewald.

25 Consistório para a criação de 25 novos cardeais, incluindo o então Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis.

DEZEMBRO

25 Críticas ao regime chinês marcam mensagem natalícia de Bento XVI


30 Instituição da Autoridade de Informação Financeira para promover a transparência bancária e a luta contra a lavagem de dinheiro.

2011

JANEIRO

1 Leitura da mensagem do 44° Dia Mundial da Paz: “Liberdade religiosa, caminho para a paz”.

4 Bento XVI nomeia o então Arcebispo de Brasília, Dom João Braz de Aviz, como Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

MARÇO

10 Publicação do segundo volume da obra “Jesus de Nazaré” (Da entrada em Jerusalém até à ressurreição).

MAIO

1 Beatificação de João Paulo II.


7-8 Visita a Aquileia e Veneza (Itália).

21 Ligação à Estação Espacial Internacional.

JUNHO

4-5 Viagem à Croácia.

19 Visita à Diocese de San Marino-Montefeltro (Itália).

AGOSTO

18-21 Viagem a Madri para a Jornada Mundial da Juventude.

SETEMBRO

11 Visita a Ancona para a conclusão do 25° Congresso Eucarístico Nacional da Itália.


22-25 Terceira viagem à Alemanha.

OUTUBRO

23 Canonização de três novos santos.

27 Visita a Assis (Itália), para jornada de reflexão, diálogo e oração pela paz, 25 anos depois da jornada inter-religiosa promovida por João Paulo II.

NOVEMBRO

19 Publicação daexortação pós-sinodal Africae munus, sobre a Igreja na África.

DEZEMBRO

12 Missa para a América Latina na Basílica de São Pedro.

2012

JANEIRO

1 Leitura da mensagem do 45° Dia Mundial da Paz: “Educar os Jovens para a justiça e a paz”.

9 Bento XVI apela ao fim do “derramamento de sangue” na Síria, durante o encontro anual com os membros do corpo diplomático, acreditados junto da Santa Sé.

FEVEREIRO

18 Consistório para a criação de 22 novos cardeais, incluindo Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica.

MARÇO

10 Celebração ecumênica por ocasião da visita do arcebispo da Cantuária, primaz da Igreja Anglicana.


23-29 Viagem ao México e Cuba.

MAIO

13 Visita a Arezzo, La Verna e Sansepolcro (Itália).

JUNHO

1-3 Visita a Milão (Itália), para o 7° Encontro Mundial das Famílias.

26 Visita às áreas atingidas por terremotos na região da Emília-Romanha, na Itália.

SETEMBRO

14-16 Viagem ao Líbano, 24ª e última do pontificado. Exortação apostólica pós-sinodal Ecclesia in Medio Oriente, sobre a Igreja no Oriente Médio.

OUTUBRO

4 Visita a Loreto (Itália), no 50º aniversário da viagem do Papa João XXIII.


7-28 Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização.

7 O Papa proclama doutores da Igreja São João de Ávila e Santa Hildegarda de Bingen.

11 Início do Ano da Fé, no 50º aniversário da abertura do Concílio Vaticano II.

21 Canonização de sete novos santos, entre eles a primeira santa índia norte-americana.

NOVEMBRO

10 Bento XVI institui a Pontifícia Academia de Latinidade.

11 Documento sobre o serviço da caridade.

20 Apresentação do livro “A Infância de Jesus”, que conclui a trilogia sobre Jesus de Nazaré.


24 Consistório para a criação de seis cardeais não-europeus.

DEZEMBRO

7 – Bento XVI nomeia seu secretário particular, Georg Gaenswein, responsável pela Casa Pontifícia e torna-o arcebispo.

12 Inauguração da conta de Bento XVI na rede social Twitter.

15 O Papa envia mensagem para sobreviventes e familiares de massacre em uma escola norte-americana.

2013

O frutuoso e marcante pontificado de Bento XVI, Jornal O São Paulo
Bento XVI já como Papa emérito (foto: Vatican Media)

JANEIRO

1 Leitura da mensagem pelo 46º Dia Mundial da Paz: “Bem-aventurados os Obreiros da Paz”.

7 Bento XVI convida seguidores no Twitter a rezar pela paz na Síria e na Nigéria.

FEVEREIRO

11 Bento XVI comunica que renunciará ao pontificado.

28 Último dia do pontificado de Bento XVI.

Deixe um comentário