15º Intereclesial das CEBs acontece nesta semana no Mato Grosso

Quase 1,3 mil pessoas são aguardadas para o encontro nacional, na Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT)

CEBs/Arquivo

Tem início na terça-feira, 18, em Rondonópolis (MT), o 15o Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base, com o tema “CEBs: Igreja em saída, em busca da vida plena para todos e todas”, e o lema “Vejam, eu vou criar um novo céu e uma nova terra” (Is 65,17ss). A celebração de abertura está marcada para as 19h (horário de Brasília), no Centro de Eventos Santa Terezinha.

Até o sábado, 22, são esperadas 1.280 visitantes, dos quais 1.160 delegados, 60 bispos e 60 representantes da Ampliada Nacional, participantes das CEBs de todas os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e alguns países da África, América Latina e Europa.

“Vocês que estão chegando a Rondonópolis (MT), sejam bem-vindos e bem-vindas. Tudo já está preparado, pois chegou o dia prometido, é agora o tempo favorável para nos encontrar e celebrar o 15º Intereclesial das CEBs do Brasil. Nossa Diocese está preparada para acolher mais de mil pessoas representantes das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) vindos de todas regiões do país”, disse Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo da Diocese de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial da CNBB.

Dom Maurício reforçou que a identidade e origem das CEBs estão na fé em Jesus e no Evangelho, no senso de pertença à comunidade, na valorização do leigo e da leiga, no compromisso profético sociotransformador e na vivência da Palavra Deus no contexto onde está inserida.

“Nós somos o povo das CEBs! Somos o ‘povo do caminho’! Aprendemos com Jesus de Nazaré que o nosso jeito de ser Igreja sinodal, se expressa no nosso jeito de viver a fé: através das celebrações da vida, traduzindo a misericórdia em solidariedade que se faz partilha, na acolhida aos diferentes e na luta pela transformação das realidades sociais”, consta em uma das mensagens aos participantes do 15o Intereclesial publicada em dezembro de 2022.

No último fim de semana, dias 15 e 16, os delegados das CEBs do Regional sul 1 da CNBB estiveram reunidos em Jales (SP), para tratar dos preparativos finais para ida a Rondonópolis.

Também uma delegação da Arquidiocese de São Paulo irá ao 15o Intereclesial. Entre os participantes está o Padre Cilto José Rosembach, Assessor Eclesiástico das CEBs na Região Brasilândia e Pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe e Rainha.

Em entrevista ao programa Construindo Cidadania, da rádio 9 de Julho, Padre Cilto destacou que o centro da atuação das CEBs não mudou: o olhar para a realidade à luz da Palavra de Deus, com o propósito de um agir transformador, mas deve-se considerar que a dinâmica de vida mudou, especialmente após a pandemia de COVID-19.

“Esse 15o Intereclesial vem trazer para nós, novamente, o princípio das CEBs, e vai também traçar caminhos a serem desenvolvidos, métodos, objetivos, para que possamos, aos poucos, dar uma resposta no contexto social em que vivemos”, comentou  Padre Cilto, alertando para a urgência que haja nas bases maior conscientização sobre o exercício da política em vista do bem comum.

A íntegra do programa, apresentado pelo Padre Cido Pereira e Cidinha Fernandes, também com a participação de Célia Aparecida Leme, articuladora da CEBs, pode ser vista abaixo.

INFORME-SE SOBRE O 15O INTERECLESIAL DAS CEBs

Facebook/Instagram/YouTube/Twiiter@cebsdobrasil

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários