16a ExpoCatólica é encerrada com recorde de público

Realizada em novo espaço, Feira terminou na tarde do domingo, 21, na zona Norte de São Paulo

Foto: Promocat

Visitantes de diferentes idades, 180 expositores de livros, artigos religiosos, serviços pastorais e carismas da Igreja, shows musicais e cerca de 20 mil pessoas ao longo dos quatro dias de evento.

Este é o balanço da 16a edição da ExpoCatólica, a maior feira de serviços e produtos católicos da América Latina, que terminou na tarde do domingo, 21, no Pro Magno – Centro de Eventos, na zona Norte da capital.

Neste formato de Feira – sem ser atrelado a grandes shows musicais ou eventos – este foi o maior público da história da Feira, conforme explicou ao O SÃO PAULO Fábio Castro, diretor da Promocat Marketing Integrado, empresa idealizadora e promotora do evento.

“É um recorde para este modelo de Feira. Já tivemos a participação de 50 mil pessoas, mas isso foi quando tínhamos grandes shows ou missas campais, um formato que não fazemos mais. A média de visitantes em uma Feira neste formato é de 18 mil pessoas”, afirmou Fábio, que organiza a ExpoCatólica junto com a esposa, Kiara Castro.

EXCELENTE ACEITAÇÃO

O sucesso de público também foi acompanhado pela satisfação dos visitantes e expositores, que conseguiram fazer um volume maior de negócios e iniciar diálogos para novos parceiros comerciais.

Paralelamente à Feira, ocorreram oito congressos simultâneos, cada um tendo de 150 a 200 participantes, com temáticas sobre Dízimo, Secretaria Paroquial, Economato e Gestão Eclesial. Fazê-los de modo unificado na ExpoCatólica foi algo inédito na história da Feira.

Fábio Castro destacou a grande presença de padres e bispos em relação aos anos anteriores, alguns dos quais vindos de outros países, como Portugal e Angola. “E é o nosso desejo que esta seja, de fato, sempre, uma feira que serve à Igreja”, assegurou.

Outro destaque da Feira foram os estandes das secretarias de turismo de oito estados e de alguns cidades, nas quais foram divulgados roteiros turísticos relativos à fé católica. “A ideia é que na próxima edição, todos os estados do Brasil venham com o roteiro da sua fé católica”, afirmou.

A maciça presença de público e das diferentes expressões da fé católica também foi um indicador do sucesso da Feira deste ano.

“No ano passado, fizemos a primeira Feira pós-pandemia, mas com todas as regras que tínhamos que cumprir. Foi, portanto, muito restrita, cheia de regras e muitas pessoas idosas evitaram vir. Por isso, para este ano, havia uma grande expectativa tanto do público quanto dos expositores, e isso foi correspondido com tanta gente conhecida, querida e famosa da Igreja na Expocatólica”, prosseguiu Fábio Castro.

EXPOCATÓLICA 2024

A próxima edição da ExpoCatólica deve ocorrer em maio ou junho do próximo ano, no mesmo local, o Pro Magno – Centro de Eventos, e já com  promessa de novidades, com uma mostra mais detalhada do turismo religioso e cultural das cidades e estados, bem como um pavilhão exclusivamente voltado para tecnologias da Igreja.

Por fim, Fábio Castro agradeceu à Arquidiocese de São Paulo, em especial ao Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação, e ao Cardeal Scherer pelo apoio para a realização da ExpoCatólica 2023.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários