18º CEN: cerca de 3 mil crianças fazem a primeira Comunhão no mesmo dia

O 18º Congresso Eucarístico Nacional movimentou as famílias da Arquidiocese de Olinda e Recife, no domingo, 13, com a realização de um momento muito especial: a Primeira Comunhão das crianças que, nos últimos dois anos, foram preparadas para receber este sacramento.

Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Iputinga, Recife

Mais de 180 bispos e arcebispos de todo o Brasil tiveram a missão de oferecer, no final da tarde, Jesus na Eucaristia para cerca de 3 mil crianças participantes das 148 paróquias e três áreas pastorais da Arquidiocese. As missas foram celebradas simultaneamente, entre as 17h e 18h, unindo os fiéis católicos em torno de Jesus vivo na Eucaristia. 

Ao todo, cerca de 15 mil pessoas participaram das celebrações nas paróquias e comunidades da Arquidiocese.

O bispo emérito de Leiria-Fátima e legado pontifício para o 18º CEN, Cardeal António Marto, presidiu a celebração da Primeira Comunhão, às 18h, no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, no Morro da Conceição, zona norte do Recife.

Na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, no bairro da Iputinga, no Recife, 77 crianças fizeram a Primeira Comunhão. O presidente da celebração foi o Bispo de Penedo (AL), Dom Valdemir Ferreira, que está hospedado na casa dos paroquianos Lúcia e Luciano, casal atuante na paróquia.

Em Olinda, na Paróquia São José de Casa Caiada, a Primeira Comunhão de 27 crianças foi presidida pelo Arcebispo de Brasília (DF), Dom Paulo César Costa. Concelebraram o Pároco, Padre Lenildo Santana, o vigário episcopal de Brasília, Padre Rafael Souza dos Santos, e o secretário do Cardeal, Padre Reinaldo Campelo.

Para o Bispo de Caicó (RN), Dom Antônio Carlos Cruz Santos, que ministrou o Sacramento para 69 crianças, jovens e adultos da Paróquia São João Bosco, em Caetés, no município de Abreu e Lima, a liturgia foi muito bem preparada e participada. “Eu vi um povo simples e muito vivo, por isso desejo que seja sempre assim: os obstáculos da vida aparecem, mas quando nos alimentamos de Jesus, conseguimos percorrer qualquer caminho com muita alegria”, declarou.

Na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Casa Forte, o Bispo de Humaitá, Dom Antônio Fontinele de Melo, presidiu a celebração na qual 27 crianças receberam a Eucaristia.

O Bispo de Altamira, no Xingu (AM), Dom João Muniz Alves, presidiu o Sacramento na Paróquia Cristo Redentor, no Jordão. Concelebrada pelo Pároco, Padre Edicarlos Alves, a celebração no Jordão reuniu 50 crianças para receber a Comunhão pela primeira vez.

O 18º Congresso Eucarístico Nacional termina na terça-feira, 15, com a celebração de encerramento no Marco Zero, às 16h, presidida pelo legado pontifício, Cardeal Marto, seguida de procissão com o Santíssimo Sacramento até a Basílica Nossa Senhora do Carmo.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários