19º ENP: presbíteros fortalecem o compromisso de ser ´testemunhas da esperança’

Fotos: Padre Walison Vieira/Diocese de São Miguel Paulista

Vindos de diferentes partes do Brasil, cerca de 450 presbíteros participam desde a quarta-feira, 24, da 19ª edição do Encontro Nacional de Presbíteros, no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida. 

A cerimônia de abertura foi conduzida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da CNBB; Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Presidente da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB; Dom Cleocir Bonetti, Bispo da Diocese de Caçador (SC) e Dom Joel Portela, Bispo de Petrópolis (RJ) e Presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB. 

Além dos bispos, a cerimônia também teve a participação do Padre André Luis do Vale, Presidente da Comissão Nacional de Presbíteros (CNP); Padre Guilherme Maia, Assessor da Comissão Episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB; e o Padre Humberto Robson de Carvalho, sacerdote da Arquidiocese de São Paulo e assessor do encontro. 

Os Prelados exortaram os presbíteros a serem testemunhas e sinais da esperança, recordando o tema do encontro deste ano: “Presbíteros: Testemunhas da Esperança!”. 

‘A IGREJA CAMINHA COM OS PÉS DOS PADRES’

Assim, Dom Jaime Spengler, incentivou os presbíteros de todo o Brasil, na missa de abertura do encontro, na manhã da quinta-feira, 25. 

O Prelado exortou os presbíteros a caminharem “alegres na esperança, perseverantes na tribulação e constantes na oração”. Ele ressaltou que nenhum presbítero deve se sentir sozinho, abandonado ou excluído, e que todos fazem parte de um corpo, de uma comunidade e de uma diocese. 

Dom Jaime alertou que, nestes lugares, o presbítero deve encontrar amigos, como o ‘Bom Samaritano’, que acolhe, cuida e traz esperança para o irmão. 

Ainda na quinta-feira, Dom Joel Portella fez uma análise de conjuntura eclesial com os presbíteros. 

O ANUNCIADOR DO EVANGELHO E DA ESPERANÇA

Na manhã da sexta-feira, 26, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, presidiu a missa no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho. 

“Os presbíteros são testemunhas da esperança do Evangelho”, afirmou à reportagem, recordando que o tema está em sintonia com o tema do Jubileu 2025. 

O Purpurado destacou, ainda, que o mundo precisa de esperança, e que a Igreja e os cristãos devem ser testemunhas desta esperança. “Nós temos tantos motivos para levar ao mundo não apenas a pequena esperança do dia a dia, mas a grande esperança que vai para além, também, dos limites daquilo que nós mesmos podemos fazer e realizar”, destacou. 

“Todos nós, cristãos, mas de modo muito particular, os sacerdotes, padres e bispos devemos ser, no mundo, anunciadores do Evangelho e da esperança para a edificação do mundo, segundo aquilo que é bom, dando os sinais da esperança, daquilo que cremos na edificação do mundo solidário, justo, fraterno e bom para todos”, ressaltou. 

Por fim, Dom Odilo desejou que o encontro seja frutuoso para os presbíteros, para que possam ser sinais da esperança em todo o Brasil. 

PROGRAMAÇÃO

Na tarde da sexta-feira, 26, ainda está prevista na programação, testemunho de alguns presbíteros e a assessoria do Padre Humberto Robson de Carvalho. 

Já no sábado, 27, Dom Cícero Alves de França, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Belém, conduzirá o retiro aos presbíteros. Durante o dia, haverá momentos de oração da Liturgia das Horas, e as pregações do retiro. 

No domingo, 28, às 8h, Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida, presidirá, no altar central da Basílica de Aparecida, a missa com a presença de todos os presbíteros.

Na segunda-feira, 29, Dom Cleocir Bonetti presidirá a Eucaristia, no Centro de Eventos. Depois, Dom Ângelo Ademir Mezzari vai assessorar a palestra sobre a ‘Saúde Integral do Presbítero’. O encontro terá ainda a palestra com o Padre Humberto Robson de Carvalho, e um momento de testemunhos e apresentações do Padre Zezinho, do Frei Hans Stapel e do Padre Fábio de Melo. Neste dia, também será apresentada a Carta Final do 19º ENP.

O encerramento será na terça-feira, 30, com a missa no altar central da Basílica de Aparecida, presidida por Dom Ângelo Ademir Mezzari. 

Com informações da assessoria de comunicação do 19º ENP
Colaborou: Fernando Arthur

Deixe um comentário