20 bispos do Brasil participam de dias de convivência e de peregrinação à Terra Santa

Dom Carlos Silva, OFMCap. e Dom Jorge Pierozan estiveram entre os peregrinos, na atividade organizada pelo Caminho Neocatecumenal

Fotos: Assessoria de comunicação do Caminho Neocatecumenal no Brasil

Entre os dias 11 e 18 deste mês, 20 bispos do Brasil estiveram na Terra Santa, em Israel, para uma convivência e peregrinação organizada pelo Caminho Neocatecumenal.

Dentro do contexto das celebrações dos 50 anos da presença do Caminho Neocatecumenal no Brasil, este encontro teve como objetivo aprofundar o conhecimento dos bispos sobre este carisma: um Itinerário de iniciação cristã pós-batismal, sendo um dos frutos do Concílio Vaticano II.

A atividade teve o apoio e encorajamento do Núncio Apostólico no Brasil, Dom Giambattista Diquattro, e dos Cardeais Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro.

A convivência foi conduzida pela equipe de catequistas responsável pelo Caminho Neocatecumenal do Brasil, composta pelo Padre José Folqué, Raúl Viana e Tonha Cendán.

Houve visita aos lugares santos na região da Galileia e na cidade de Jerusalém, num contexto de oração, proporcionando momentos de fortalecimento espiritual, e gerando uma profunda comunhão entre os participantes.

Os bispos foram hospedados no Centro Internacional Domus Galilaeae, localizado perto do topo do Monte das Bem-Aventuranças. Este local aprofunda o estudo do Sermão da Montanha (Cf. Mt 5-7), fundamental para a iniciação cristã proposta pelo Caminho Neocatecumenal.

Segundo os organizadores, a convivência ajudou os bispos no discernimento do seu governo pastoral, reforçando a importância do Caminho como uma das modalidades de iniciação cristã pós-batismal realizadas nas paróquias.

Entre os 20 bispos que foram à peregrinação estiveram Dom Carlos Silva, OFMCap., Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e Secretário do Regional Sul 1 da CNBB; e Dom Jorge Pierozan, recentemente nomeado pelo Papa Francisco como Bispo de Rio Grande (RS), mas que na ocasião da viagem ainda era Bispo Auxiliar de São Paulo.

Fonte: Assessoria de comunicação do Caminho Neocatecumenal no Brasil

Deixe um comentário