5º Congresso Missionário Nacional acontece até o dia 15 em Manaus (AM)

A Igreja no Brasil vivencia nestes dias o seu 5º Congresso Missionário Nacional. O evento teve início na noite da sexta-feira, 10, em Manaus (AM), com a missa presidida por Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

A organização do congresso contabilizou no início do evento 800 participantes, os quais foram acolhidos pelo Arcebispo de Manaus, o Cardeal Leonardo Ulrich Steiner. As atividades prosseguem até quarta-feira, 15.

MISSIONÁRIOS

Na homilia na missa de abertura, Dom Jaime Spengler refletiu sobre a passagem do Evangelho e fez referências ao tema “Ide! Da Igreja local aos confins do mundo” e ao lema “Corações ardentes, pés a caminho”. Ele lembrou que os batizados são enviados para anunciar o Evangelho a todos. “O ser discípulos de Jesus nos torna missionários e missionárias”, insistiu.

“Quando o coração arde, os pés ganham asas, o amor por Cristo consome quem se sente tocado, atingido, amado, que decide formar outros”, disse Dom Jaime, enfatizando que a Igreja não vende um produto, mas têm uma vida divina para anunciar, testemunhando a Jesus “que nos amou primeiro”.

MENSAGEM DO PAPA

Durante a celebração, foi lida a mensagem do Papa Francisco, na qual o Pontífice deseja que as Igrejas locais do “imenso Brasil, com o coração ardente pela paixão de evangelizar, ponham os pés a caminho, proclamando alegremente a todos os povos o Cristo Ressuscitado”. O Papa pede que não deixem “esmorecer o ardor” experimentado durante o evento.

Francisco também saudou as dioceses brasileiras que assumem o mandato missionário com a missão além fronteiras. “Quantos belo testemunhos de missionários e missionárias que, partindo dessa querida nação, anunciam a Boa nova em outros países, em outras culturas!”.

E recordou de forma especial a Amazônia, sempre presente em suas oração e em seu coração. “A fé cristã chegou a essas terras como fruto do ardor missionário de homens e mulheres destemidos”.

ATIVIDADES

Entre as principais atividades de cada dia estão os painéis temáticos, momentos de aprofundamento das temáticas missionárias. Os participantes também experimentam a acolhida nas paróquias e nas famílias de Manaus, catequeses com os bispos e atrações culturais.

No domingo, 12, foi realizada a Romaria dos Mártires da Amazônia, que contou com a participação das comunidades, áreas missionárias e paróquias da arquidiocese de Manaus. O momento recordou quem assumiu as consequências da profecia, sendo um momento para agradecer a Deus por seu compromisso missionário.

A missa da Romaria foi celebrada no mesmo local onde São João Paulo II celebrou a Eucaristia em sua visita a Manaus, em 1980.  Desta vez, o presidente da missa foi Dom Maurício Silva Jardim, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT) e Presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Intereclesial da CNBB.

Refletindo sobre as leituras apresentadas na Liturgia, ele salientou que “nossas sedes não se reduzem à sede de água e de coisas materiais, mas temos sede de infinito, de transcendência, de interioridade, de beleza”. Uma sede, que citando o Cardeal Tolentino, “mostra-se no desejo de ser amado, olhado, cuidado e reconhecido”, que afirma que “a dor de nossa sede é a dor de nossa vulnerabilidade”.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários