Esta foi a reflexão de Dom Vilson Basso, na homilia da missa de abertura de mais um dia de trabalhos da Assembleia da CNBB. Pauta do dia também engloba discussões sobre a Inteligência Artificial
A 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (AG CNBB) prossegue nesta semana, com a participação presencial de mais de 400 bispos no Santuário Nacional de Aparecida (SP).
As atividades da segunda-feira, 15, foram iniciadas com a missa no altar central do Santuário, presidida por Dom Vilson Basso, Bispo de Imperatriz (MA) e Presidente da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB. A celebração teve como tema “Desafios e luzes para a evangelização das juventudes”.
Na homilia, Dom Vilson agradeceu aos padres e leigos que se dedicam a acompanhar as juventudes em todo o Brasil. A partir da pergunta trazida pelo Evangelho proclamado – “O que devemos fazer para realizar as obras de Deus” (Jo 6,28), o Bispo refletiu com os fiéis.
“Fica para nós a pergunta do Evangelho: ‘Senhor, o que podemos fazer?´ O que podemos fazer para cuidar, para acolher, para abrir espaço para as juventudes nas famílias, nas comunidades, nas paróquias, nas dioceses, nas escolas e nas universidades, no campo e na cidade, nos quilombos e nas aldeias, com a juventudes excluídas das periferias com depressão ou ansiedade?”, comentou, destacando que desta resposta “dependerá o futuro da Igreja e da sociedade”.
Por fim, Dom Vilson pediu a todos na Igreja que ajudem na criação de grupos de jovens e na acolhida das juventudes nas comunidades.
PAUTA DO DIA
Após a missa, foi realizada a 11ª sessão desta AG CNBB, na qual os bispos aprofundam o tema da “Inteligência Artificial”, em um painel apresentado pelo Professor Everthon de Souza Oliveira, chefe do departamento de Engenharia Elétrica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) e presidente da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC); e por Danilo Pinto, secretário do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (Inapaz) e sócio-fundador da SBCC.
Ainda pela manhã, ocorre a 12ª sessão, como reflexões do tema central da Assembleia: “A atualização das diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil”. Os bispos continuam o caminho de discernimento sobre as diretrizes na dinâmica das 45 mesas sinodais, como a metodologia da “Conversa no Espírito”.
No período da tarde, acontecerão mais duas sessões, de pauta reservada, nas quais os bispos irão tratar de assuntos internos.
COLETIVA DE IMPRENSA
Ainda na manhã da segunda-feira, ocorreu a coletiva de imprensa, com as participações de Dom Vilson Basso, que falou sobre o tema “Desafios e Luzes para a evangelização das juventudes”; Dom Maurício da Silva Jardim, Bispo de Rondonópolis-Guiratinga (MT), que apresentou projetos missionários e Igrejas Irmãs; e de Dom Valdir José de Castro, Bispo de Campo Limpo (SP), que tratou sobre o tema da Inteligência Artificial.
(Com informações da CNBB e portal A12)