Aberta mostra sobre a Amazônia, em homenagem ao Cardeal Hummes

Foto: ACI/PUC-SP

Foi aberta na quinta-feira, 8, no campus Monte Alegre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em Perdizes, a exposição fotográfica “Sonhos para a Amazônia”.

Em cartaz no saguão da Biblioteca até o final de fevereiro de 2023, a mostra é uma homenagem ao Cardeal Cláudio Hummes, Arcebispo de São Paulo entre 1998 e 2006, falecido em julho passado, e seu empenho missionário pela Igreja e os povos amazônicos.

Organizada pela Fundação São Paulo (Fundasp), a exposição reúne imagens do fotógrafo Fernando Ricci, feitas durante uma expedição realizada em 2014 para levar atendimento médico, odontológico e psicológico às populações indígenas e ribeirinhas do território do Acre, mais precisamente pelo fluxo do rio Envira.

“Foram 20 dias de expedição e mais de 5 mil imagens de comunidades ribeirinhas. Não foi fácil escolher estas 32 imagens, mas é um bom panorama do que pude captar do material”, revelou Ricci. Além da observação das fotos impressas, o espaço propicia uma imersão sensorial que remete à Amazônia, quando os visitantes entram na “caixa de experiência temática”, uma sala escura que ativa os sentidos com a presença de vegetação, aromas, projeção de imagens e sons.

A exposição também apresenta objetos do acervo pessoal de Dom Cláudio, todos recebidos durante suas viagens à Amazônia.

“Dom Cláudio cuidou da Amazônia, não somente como pastor, mas, também, como pessoa, e nos deixou três lições: precisamos conhecer mais a Amazônia, amar a Amazônia como bioma e como terra de povos originários do nosso Brasil e, ao mesmo tempo, comprometer-se com ela”, afirmou o Padre José Rodolpho Perazzolo, secretário-executivo da Fundasp.

Fonte: Jornal da PUC-SP

Leia mais
Exposição fotográfica sobre a Amazônia homenageia o Cardeal Hummes na PUC-SP
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários