Abertas as inscrições ao 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação que se realizará em João Pessoa (PB)

Estão abertas as inscrições para o 13º Mutirão Brasileiro de Comunicação, que acontece de 13 a 16 de julho, no Centro de Convenções de João Pessoa, na Paraíba. O tema desta edição é “Comunicar para a Cultura do Encontro” e os interessados podem participar de forma presencial, ou acompanhar algumas atividades de forma remota. Clique aqui para se inscrever.

Organizado pela arquidiocese da Paraíba, o evento é uma promoção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio de sua Comissão Episcopal para Comunicação Social, juntamente com a Pascom Brasil e Signis Brasil – Associação Católica de Comunicação. O Muticom é voltado aos comunicadores católicos das mais diversas áreas – jornalistas, publicitários, assessores de comunicação e imprensa, agentes da Pastoral da Comunicação –, pesquisadores, professores e estudantes, além de outras lideranças e interessados pela temática.

Para o coordenador da Comissão Organizadora do Muticom, Padre Moisés Coelho, é uma grande alegria para a Arquidiocese da Paraíba em sediar este grande evento da comunicação da Igreja do Brasil. “Estamos esperando com entusiasmo um grande público, que sem dúvidas, será muito importante para todos os comunicadores”, afirmou.

Ele ainda destaca que o tema proposto é uma grande motivação para os tempos em que estamos vivendo. “Neste tempo onde ainda falta muito interesse de uma comunicação que gere encontro com o que é diferente muitas vezes de nós mesmos. Neste evento, vamos trazer para nossa reflexão essa realidade.”

Confira o clipe com o hino oficial do Muticom:

Comunicar para a Cultura do Encontro

O Muticom 2023 vai abordar a cultura do encontro, tão falada e propagada pelo Papa Francisco e que precisa ser assimilada, vivenciada e explorada na Igreja e, com atenção especial, na comunicação eclesial. A proposta de tema foi definida pelo Grupo de Reflexão sobre Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (Grecom), que destacou a pertinência do assunto, principalmente, pela celebração dos 10 anos de pontificado do Papa Francisco. É uma data relevante não só do ponto de vista eclesial, mas também social, pela liderança global que o papa exerce.

Considerando o objetivo do Mutirão que é refletir as perspectivas das relações entre a Igreja Católica, a sociedade brasileira e a cultura contemporânea no campo da Comunicação Social, a cultura do encontro é um assunto que dialoga bem com a sociedade em geral, além de ser uma necessidade dos nossos tempos aqui no país.

Programação

A abertura do Muticom acontece na tarde de 13 de julho, com momento de espiritualidade e a palestra magna com o tema central. Haverá momentos para partilha e convivência entre os participantes, além de atividades culturais locais oferecidas no próprio Centro de Convenções.

Para desdobramento do tema central, serão oferecidas, na parte da manhã, conferências com grandes especialistas na área. As conferências acontecerão no auditório principal e serão transmitidas simultaneamente para os participantes que optarem pela modalidade on-line. No período da tarde, serão oferecidos seis seminários temáticos, com possibilidade apenas para participação presencial, e devem escolhidos pelo participante no ato da inscrição.

A programação contempla, ainda, momentos de espiritualidade, celebração eucarística e a divulgação de uma carta compromisso, no dia 15 de julho, a partir das reflexões colhidas durante o evento. O detalhamento da programação pode ser conferido abaixo e os conferencistas e assessores dos seminários serão divulgados em breve pela Comissão Organizadora.

Inscrição e hospedagem

A inscrição para participação presencial R$ 280,00, incluindo a participação em todas as atividades do Mutirão e alimentação oferecida no Centro de Convenções (quinta-feira: coffee break; sexta-feira: almoço e jantar; sábado: almoço). Esta modalidade também contempla o passeio cultural no domingo, que com vagas limitadas.

Para participação remota, o valor da inscrição é R$ 110,00, com acesso às conferências e atividades realizadas no auditório. Esta modalidade não contempla participação nos seminários.

Para todas as modalidades, o pagamento pode ser feito por boleto, cartão de crédito e PIX.

As hospedagens oficiais são os hotéis da Rede Nord e o Seminário Arquidiocesano da Paraíba, ambas com café da manhã e translado para o Centro de Convenções. No site do Mutirão, os participantes têm o acesso para contato direto com os locais de hospedagem e realização da inscrição.

Para hospedagem nos hotéis, os participantes obtêm desconto especial utilizando o cupom Muticom2023 na efetivação da reserva. No Seminário, as opções de hospedagem contemplam quartos duplos e triplos.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

QUINTA-FEIRA – 13/07

14h – Abertura da feira e do Centro de Convenções
15h – Abertura de credenciamento
17h – Momento de espiritualidade
17h30 – Solenidade de abertura
18h30 – Palestra magna: “Comunicar para a cultura do Encontro”
20h – Coffee break

SEXTA-FEIRA – 14/07

9h – Momento de Espiritualidade
9h30 – Conferência 1: “Tolerância e múltiplas diversidades”
10h30 – Intervalo
11h – Conferência 2: “Influenciadores digitais: efeitos e perspectivas”
12h – Lançamentos e comunicações
12h30 – Almoço
14h – Seminários:
Comunicação e mobilização social
Cultura do encontro e povos originários
Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: atualização e propostas de ação
Literacia midiática e cidadania
Catequese digital
Algorética e inteligência artificial
15h45 – Intervalo
18h00 – Encerramento dos seminários
20h00 – Jantar com noite cultural

SÁBADO – 15/07

9h00 – Momento de Espiritualidade
9h30 – Conferência 3: “Amizade social e diálogo na era da desinformação”
10h30 – Intervalo
11h00 – Conferência 4: “Ecologia integral e cultura do bem viver”
12h00 – Lançamentos e Comunicações
12h30 – Almoço
14h00 – Seminários:
Comunicação e mobilização social
Cultura do encontro e povos originários
Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil: atualização e propostas de ação
Literacia midiática e cidadania
Catequese digital
Algorética e inteligência artificial
17h00 – Celebração Eucarística de Encerramento
18h00 – Carta Compromisso e anúncio da cidade sede do 14º Mutirão Brasileiro de Comunicação – 2025

DOMINGO – 16/07

08h00 – Passeio Turístico

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários