‘Acolhidos’: exposição fotográfica e encontros apresentam o itinerário de migrantes e refugiados venezuelanos no Brasil

Iniciativa é coordenada pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI)

Foto: AVSI/Antonello Veneri

A partir de 27 de maio, a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) promoverá, no edifício do Banco do Brasil (Torre Matarazzo), dois encontros multissetoriais e uma exposição fotográfica sobre a autonomia e o desenvolvimento integral de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela. 

O evento irá reunir organizações que atuam na temática do refúgio e migração no Brasil, além de especialistas e representantes dos poderes público e privado. Os encontros serão abertos ao público e convidados, mediante inscrição prévia para os seminários. 

A iniciativa é realizada pela própria AVSI Brasil, que promove o projeto social “Acolhidos por meio do trabalho”, e conta com o patrocínio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), além de organismos que atuam com refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil. 

MOSTRA ‘ACOLHIDOS’

A mostra fotográfica intitulada “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil” expõe fotos de Antonello Veneri, que ilustram o percurso realizado por centenas de famílias venezuelanas desde que chegam ao Brasil em busca de acolhimento nos abrigos da Operação Acolhida. 

A exposição integra o calendário cultural do Centro Cultural Banco do Brasil, e estará aberta todos os dias até 26 de junho. 

ENCONTROS MULTISSETORIAIS

Os encontros multissetoriais serão realizados no formato de seminários, e irão reunir especialistas e organizações que atuam na temática do refúgio e da migração. 

“O intuito dos eventos é compartilhar experiências exitosas a partir do envolvimento  de parceiros estratégicos e de diversos setores envolvidos nesta temática”, ressalta Fabrizio Pellicelli, diretor-presidente da AVSI Brasil. 

O primeiro seminário acontecerá no dia 30 de maio e abordará a emergência humanitária venezuelana e as ações desenvolvidas no âmbito da “Operação Acolhida”, entre elas o projeto “Acolhidos por meio do trabalho”, implementado pela AVSI Brasil. O encontro tem como objetivo sensibilizar empresas para a contratação de venezuelanos em empregos formais. 

O segundo encontro será em 15 de junho e irá ressaltar o processo de integração local de famílias com crianças refugiadas e migrantes venezuelanas, considerando a importância de instrumentos de sensibilização para as administrações locais, na garantia do acesso a serviços de assistência, saúde e educação. 

A FUNDAÇÃO

A Fundação AVSI é uma ONG sem fins lucrativos, de origem italiana e que está envolvida com projetos de cooperação para o desenvolvimento e tem atuação em mais de 30 países. No Brasil, a AVSI atua na gestão de centros de acolhida e assistência á população venezuelana em Boa Vista (RO). 

SERVIÇO:

EXPOSIÇÃO ACOLHIDOS
De 27 de maio a 26 de junho
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h. 
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo (Av. Paulista, 1.230, Bela Vista).
Entrada gratuita 

SEMINÁRIO 
A resposta humanitária visando a autonomia de refugiados e migrantes venezuelanos
30 de maio (segunda-feira)
Das 10h às 12h30
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo (Av. Paulista, 1230, Auditório 5º andar, Bela Vista)
Entrada: mediante inscrição prévia por este link

SEMINÁRIO 
Desenvolvimento integral de crianças e cuidadores refugiados e migrantes venezuelanos
15 de junho (quarta-feira)
Das 10h às 12h30
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo (Av. Paulista, 1.230, Auditório 5º andar, Bela Vista). 
Entrada mediante inscrição prévia. O formulário para inscrições estará disponível a partir do dia 23 de maio, nos canais digitais da AVSI Brasil.

(Com informações da AVSI Brasil)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários