Iniciativa é coordenada pela Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI)

A partir de 27 de maio, a Associação Voluntários para o Serviço Internacional (AVSI) promoverá, no edifício do Banco do Brasil (Torre Matarazzo), dois encontros multissetoriais e uma exposição fotográfica sobre a autonomia e o desenvolvimento integral de pessoas refugiadas e migrantes da Venezuela.
O evento irá reunir organizações que atuam na temática do refúgio e migração no Brasil, além de especialistas e representantes dos poderes público e privado. Os encontros serão abertos ao público e convidados, mediante inscrição prévia para os seminários.
A iniciativa é realizada pela própria AVSI Brasil, que promove o projeto social “Acolhidos por meio do trabalho”, e conta com o patrocínio do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), além de organismos que atuam com refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil.
MOSTRA ‘ACOLHIDOS’
A mostra fotográfica intitulada “Acolhidos: o percurso da Venezuela à integração no Brasil” expõe fotos de Antonello Veneri, que ilustram o percurso realizado por centenas de famílias venezuelanas desde que chegam ao Brasil em busca de acolhimento nos abrigos da Operação Acolhida.
A exposição integra o calendário cultural do Centro Cultural Banco do Brasil, e estará aberta todos os dias até 26 de junho.
ENCONTROS MULTISSETORIAIS
Os encontros multissetoriais serão realizados no formato de seminários, e irão reunir especialistas e organizações que atuam na temática do refúgio e da migração.
“O intuito dos eventos é compartilhar experiências exitosas a partir do envolvimento de parceiros estratégicos e de diversos setores envolvidos nesta temática”, ressalta Fabrizio Pellicelli, diretor-presidente da AVSI Brasil.
O primeiro seminário acontecerá no dia 30 de maio e abordará a emergência humanitária venezuelana e as ações desenvolvidas no âmbito da “Operação Acolhida”, entre elas o projeto “Acolhidos por meio do trabalho”, implementado pela AVSI Brasil. O encontro tem como objetivo sensibilizar empresas para a contratação de venezuelanos em empregos formais.
O segundo encontro será em 15 de junho e irá ressaltar o processo de integração local de famílias com crianças refugiadas e migrantes venezuelanas, considerando a importância de instrumentos de sensibilização para as administrações locais, na garantia do acesso a serviços de assistência, saúde e educação.
A FUNDAÇÃO
A Fundação AVSI é uma ONG sem fins lucrativos, de origem italiana e que está envolvida com projetos de cooperação para o desenvolvimento e tem atuação em mais de 30 países. No Brasil, a AVSI atua na gestão de centros de acolhida e assistência á população venezuelana em Boa Vista (RO).
SERVIÇO:
EXPOSIÇÃO ACOLHIDOS
De 27 de maio a 26 de junho
De segunda a sexta-feira, das 8h às 20h; aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo (Av. Paulista, 1.230, Bela Vista).
Entrada gratuita
SEMINÁRIO
A resposta humanitária visando a autonomia de refugiados e migrantes venezuelanos
30 de maio (segunda-feira)
Das 10h às 12h30
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo (Av. Paulista, 1230, Auditório 5º andar, Bela Vista)
Entrada: mediante inscrição prévia por este link
SEMINÁRIO
Desenvolvimento integral de crianças e cuidadores refugiados e migrantes venezuelanos
15 de junho (quarta-feira)
Das 10h às 12h30
Local: Edifício Banco do Brasil/Torre Matarazzo (Av. Paulista, 1.230, Auditório 5º andar, Bela Vista).
Entrada mediante inscrição prévia. O formulário para inscrições estará disponível a partir do dia 23 de maio, nos canais digitais da AVSI Brasil.
(Com informações da AVSI Brasil)