Aos 90 anos, morre o Padre Roque Schneider, SJ, ex-diretor nacional do Apostolado da Oração

A Província dos Jesuítas do Brasil comunicou na manhã do domingo, 26, o falecimento do Padre Roque Schneider, SJ, ocorrido na madrugada do mesmo dia na Comunidade de Saúde e Bem-Estar Nossa Senhora da Estrada, na zona Sul de São Paulo (SP), onde o sacerdote residia desde 2013.

Foto: Arquivo Jesuítas

Padre Roque, que foi diretor nacional do Apostolado da Oração, comemorou 90anos de idade em 14 de janeiro, e completaria 71 anos de Companhia de Jesus em 28 de fevereiro próximo.

O corpo do Padre será velado na Capela da Comunidade Nossa Senhora da Estrada (Rua Divinópolis, 545, na Vila Brasilina, em São Paulo), das 13h às 16h. O sepultamento será realizado, às 17h, no jazigo dos jesuítas no Cemitério Santíssimo Sacramento (Avenida Dr. Arnaldo, 1200, bairro do Sumaré).

AMPLOS SABERES À SERVIÇO DA IGREJA

Padre Roque nasceu em Cerro Largo (RS), em 1933. Ele ingressou no noviciado dos Jesuítas, em Pareci Novo (RS), e fez toda a formação inicial, a exceção do Noviciado e Magistério, na cidade gaúcha de São Leopoldo, onde foi ordenado em 7 de dezembro de 1964. Realizou seus estudos de Letras Clássicas, Filosofia e Teologia com os padres jesuítas.

O sacerdote estudou Jornalismo e Cinema, tendo ampla atuação nos meios de Comunicação e sendo autor de inúmeros artigos e aproximadamente 160 livros. Além disso, realizou cursos de Comunicação no México, em Roma e na Inglaterra.

Padre Roque foi diretor nacional do Apostolado da Oração por dois períodos: de 1978 a 1984 e de 1992 a 2006, épocas em que visitou muitas cidades do Brasil e de outros países.

Também ganhou notoriedade pelos programas que apresentou na Rede Vida de Televisão e nas rádios Aparecida, Evangelizar é Preciso e Imaculada Conceição. Padre Roque também foi membro da Academia Cristã de Letras e do Instituto Histórico, em São Paulo.

Desde 2018, devido às suas limitações físicas, já estava com atividades reduzidas e que foram diminuindo pouco a pouco.

MANIFESTAÇÕES DE PESAR

Na nota em que informa o falecimento, a Província dos Jesuítas do Brasil manifesta sua solidariedade “com os familiares do Padre Roque Schneider, jesuítas e amigos. Rezemos por esse nosso irmão”.

Pelas redes sociais, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, recordou toda trajetória do Padre Roque e rezou para que “Deus lhe conceda a graça da eternidade feliz!”

Também pelas redes sociais, a coordenação nacional do Apostolado da Oração recordou os feitos dos Padre Roque: “Rezemos por seu descanso eterno e que ele continue a interceder a Cristo pela Rede Mundial de Oração do Papa no Brasil”.

EVANGELIZAR COM CONTEÚDO E SENDO UM CRISTÃO ALEGRE

Em março de 2013, por ocasião do 7o Encontro Nacional do Apostolado da Oração, realizado na capital paulista, Padre Roque Schneider, à época Assiestente Espiritual do Apostolado na Arquidiocese, conversou com a reportagem do O SÃO PAULO.

Dirigindo-se aos associados do Apostolado, lembrou que algumas atitudes jamais devem deixar de ser feitas por eles, tais como assumir as ações com criatividade, aprofundar a reflexão bíblica e teológica do Sagrado Coração de Jesus, dar atenção aos enfermos e idosos e atrair a juventude.

“Ter conteúdo é importante, bem como ser um cristão alegre, um cristão criativo e não que repete a mesma coisa, que sempre se forma. Hoje, mais do que nunca, para levarmos a Palavra de Deus, temos que ter conteúdo para sermos apóstolos e missionários de maior profundidade”, disse à reportagem.

Na ocasião, Padre Roque enfatizou que quem está no Apostolado da Oração busca viver concretamente o Evangelho, “não busca fazer discurso, não quer usar uma fita bonita vermelha como enfeite, mas viver esse símbolo”.

guest
4 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Cecilia
Cecilia
1 ano atrás

Eu gostava muito de assistir o “momento de reflexão,que ele fazia na TV…sinto muito a morte dele.Ah ….que triste….Que ele viva pra sempre com DEUS..

Geni Bertoni Nimtz
Geni Bertoni Nimtz
11 meses atrás

Foi meu professor na Faculdade de Teologia. Grande professor!

Adolfo Elias Mitouzo Vieira
Adolfo Elias Mitouzo Vieira
11 meses atrás

Na juventude e, mesmo hoje, releio alguns livretos de meditaçao dele, que muito me marcaram, principalmente ” O Misterioso País do Coração”.

Tania zMaria Hubert
Tania zMaria Hubert
4 dias atrás

Uma perda aqui na terra. Um ganho na eternidade, agora outras pessoas assumirao os deveres do pe Roque e espero que o boletim sempre tenha espaço para o oferecimento do dia.