Arquidiocese de Olinda e Recife reinicia itinerário para o Congresso Eucarístico Nacional

Divulgação

Um almoço comunitário servido para cerca de 400 pessoas em situação de rua na capital de Pernambuco e a missa presidida pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro, marcaram, no domingo, 14, a retomada dos preparativos para o 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) na Arquidiocese de Olinda e Recife.

As atividades contaram com a participação do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, e do Bispo Auxiliar, Dom Limacêdo Antonio da Silva, além de cerca de 2 mil fiéis de diferentes paróquias da Arquidiocese.

Antes da missa solene que demarcou o chamado relançamento do 18º CEN, houve uma procissão entre o Convento Santo Antônio até o altar montado no cruzamento das ruas do Imperador e 1º de Março.

Na homilia, Dom Orani ressaltou que todo aquele que recebe a Eucaristia deve ter preocupação com o próximo, em especial os pobres, não só para lhes dar alimento, mas todas as condições para uma vida digna.

Dom Fernando Saburido pediu a todos que ajudem a divulgar o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que leiam o texto-base e vivam com intensidade e entusiasmo todas as etapas preparatórias do Congresso e o evento em si.

Após a missa, foi abençoada a futura sede da Casa do Pão, que irá fornecer diversos serviços às pessoas em situação de vulnerabilidade social, como assistências médica, jurídica e psicológica, cursos profissionalizantes, além de apoio religioso e alimentação.

De acordo com o Secretário Geral do 18º CEN, Monsenhor Albérico Bezerra, a Casa do Pão tem como propósito a acolhida integral das pessoas a fim de atendê-las em suas necessidades básicas. “Que o pão da padaria não falte para ninguém. Que essa Casa seja um sinal daquilo que queremos para um mundo novo de justiça e fraternidade”, desejou. Na ocasião, cerca de 3 mil pãezinhos foram distribuídos aos que estiveram presentes naquele dia.

Inicialmente, o 18º Congresso Eucarístico Nacional aconteceria de 12 a 15 de novembro de 2020, porém em março de 2019, por causa da pandemia de COVID-19, foi adiado para 2021, e outro adiamento levou o evento para os dias 11 a 15 de novembro de 2022. Todas as informações sobre a atividade, suas etapas preparatórias e formas de participação podem ser consultadas em https://cen2020.com.br.

Em todo o mundo, a Igreja Católica realiza congressos eucarísticos com o objetivo de professar e dar testemunho público da fé em Jesus Eucarístico e para adorar o Senhor em Espírito e Verdade (cf. Jo 4,23). A primeira edição ocorreu em Lille, na França, em 1881, por iniciativa de um grupo de leigos com o apoio de São Pedro Julião Eymard, com a participação de fiéis e bispos de vários países europeus. No Brasil, o primeiro CEN aconteceu em 1933, em Salvador (BA), e o mais recente em 2016, em Belém (PA).

(Com informações da Arquidiocese de Olinda e Recife)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários