Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Arquidiocese de São José do Rio Preto (SP) é oficialmente instalada

Com missa na Catedral de São José, na manhã da quarta-feira, 9, foi oficialmente instalada a Arquidiocese de São José do Rio Preto (SP), após a elevação da então diocese em 22 de maio, feita pelo Papa Leão XIV, sendo assim esta a primeira Arquidiocese criada no mundo pelo atual Pontífice.

Dom Antônio Vilar (Arquivo pessoal)

Durante a Eucaristia, ocorreu a leitura do decreto do Santo Padre e foi dada posse de Arcebispo ao até então Bispo: Dom Antônio Emidio Vilar, SDB. Entre os concelebrantes da Eucaristia estiveram os Cardeais Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, e Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), que já foi Bispo de Rio Preto, assim como Dom Paulo Mendes Peixoto, atual Arcebispo de Uberaba (MG).

A nova província eclesiástica é também composta pelas Dioceses de Barretos (SP), Catanduva (SP), Jales (SP) e Votuporanga (SP).

Durante a missa, Dom Antônio Emidio Vilar disse que a elevação de São José do Rio Preto a Arquidiocese é uma grande responsabilidade, que faz com que todos os católicos da diocese assumam uma missão maior.

A Diocese de Rio Preto foi criada em 1929 pelo Papa Pio XI e somente em 2003, quando o Bispo era Dom Orani teve o nome alterado para São José do Rio Preto, devido à piedade popular a São José.

O 1º Arcebispo, Dom Antônio Emidio Vilar, nasceu em São Sebastião do Paraíso (MG), mas viveu a maior parte da infância em Batatais (SP), onde foi ordenado presbítero em 9 de agosto de 1986. Em 23 de julho de 2008, foi nomeado bispo da Diocese de São Luiz de Cáceres (MT). Em janeiro de 2022, foi nomeado Bispo de São José do Rio Preto no dia 19 de janeiro de 2022.

Fonte: Vatican News e G1

Deixe um comentário